Capa

Sindilojas VT

Bagagem Empresarial orienta associados do Sindilojas VT sobre concessão e recuperação de crédito

27.04.2022  |  84 visualizações

Os cuidados na concessão e recuperação de crédito foram os temas do primeiro Bagagem Empresarial, um evento promovido pelo Sindilojas VT exclusivamente para associados que na noite desta terça-feira (26) reuniu profissionais envolvidos com o crediário e vendas a prazo para um bate-papo com o advogado do Escritório Berner, Valandro e Marchini, especialista na área civil, Henrique Marchini. Entre explanações teóricas e compartilhamento de experiências e acontecimentos diários das empresas participantes, a atividade orientou para práticas que podem amenizar os prejuízos com concessão de crédito a partir de estudos e práticas a serem adotados desde o momento da entrada do cliente no estabelecimento. “Infelizmente a lei beneficia o devedor”, alertou

Marchini falou sobre preenchimento de cadastro e pedidos, bem como sobre a análise de crédito e registro de inadimplência, em especial por meio de órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SCPC, ressaltando que existem prazos para a inclusão e que, após o pagamento, o limite são de cinco dias para exclusão dos dados nos sistemas. Ele também explicou a importância dos canhotos de recebimento e indicou como garantir sua validade: “Tem que ter assinatura”. Ao especificar os documentos de cobrança, enumerou o cupom fiscal, boleto bancário, duplicata, cheque, nota promissória e contrato, especificando o prazo de prescrição de cada um deles. Ao finalizar sua abordagem, o advogado citou os dois tipos de cobranças, que podem ser administrativas, por meio de ligação, notificação ou visita do vendedor; ou judicial, com execução com penhora ou com andamento simples.

Bagagem Empresarial

O Bagagem Empresarial tem o objetivo de proporcionar aos associados do Sindilojas VT encontros periódicos com especialistas que dominam temas de relevância para a gestão das empresas e dos negócios. Entre os assuntos previstos para os próximos encontros estão o Código de Defesa do Consumidor e a LGPD.