Iniciado em 13 julho, o curso de Pedreiro de Alvenaria do Senai, promovido em parceria com o Sinduscom Vale do Taquari, encerrou nesta terça-feira (23) com a formatura de 11 novos profissionais. Integrante do Programa de Qualificação Profissional, da FIERGS, a atividade totalmente gratuita foi ministrada pelo engenheiro civil Janrie Carlos Tiecher e, com 160 horas de duração, habilitou os participantes para a construção de alvenarias com e sem função estrutural, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, tendo na grade curricular planejamento, teoria, cálculos e, em sua maioria, exercícios práticos. A entrega dos certificados de conclusão foi prestigiada por representantes dos sindicatos laboral e patronal da classe, do poder público e de construtoras interessadas em recrutar os trabalhadores.
De acordo com o gerente de operações do Senai Lajeado, Jerry Amarildo Hibner, a qualidade da capacitação foi alta e o desempenho dos participantes muito positiva, garantindo ao mercado uma mão de obra apta a suprir as necessidades. “Entendo que estão saindo daqui profissionais muito bons, que conhecem o saber fazer, mas também entendem de planejamento, comportamento, organização, acabamento. A turma é pequena, mas já é um pequeno passo para atender as expectativas das empresas”, afirmou.
A ausência de profissionais capacitados foi destacada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Similares de Lajeado e Vale do Taquari, Vilson Luiz Luft, segundo o qual mais de 90% dos pedreiros que estão trabalhando atualmente não tiveram a oportunidade de aprender a parte teórica da atividade. Segundo ele, o sindicato tem a informação de que há oito prédios a serem lançados somente em Lajeado que não tem mão de obra e, ao considerar todo o setor e área abrangida pela entidade, são mais de mil postos disponíveis. “O curso vai abrir muitas portas para esse pessoal. Vagas existem, é só eles quererem”, projetou o dirigente
Vice-Presidente do Sinduscom VT, Daniel Bergesch lembrou aos formados que eles agora integram um setor forte, que emprega muitas pessoas no Brasil, e que as construtoras da região são tradicionais e muito corretas, sempre proporcionando a seus trabalhadores segurança, seriedade e respeito à legislação. “Não tem nada mais digno do que vocês terem um emprego com carteira assinada, com 13º, com férias e todos os benefícios que a CLT propicia. A gente está plantando uma sementinha e eu espero que vocês sejam os primeiros de muitos”, enalteceu.
Representando as construtoras, José Zagonel, diretor da Construtora Zagonel e ex-presidente do sindicato patronal, reiterou aos novos pedreiros que na construção civil se aprende algo novo todos os dias e que a velocidade no trabalho se adquire com tempo e prática, mas que eles já saem do curso com o essencial para começar. “A construção civil precisa de bons profissionais e esse aprendizado é para a vida toda. O conhecimento ninguém tira. Tenho certeza que esse curso vai mudar a vida de vocês”, idealizou.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, ainda enalteceu a parceria entre empresas privadas e entidades de classe para a realização de cursos profissionalizantes, que oferecem à comunidade a chance de uma capacitação para conquista de empregos. Ele ressaltou a quantidade de obras em andamento no município e previu que os participantes do curso devem ser absorvidos por elas, só dependendo da vontade e do empenho de cada um: “Vocês vão ser disputados por estarem capacitados. Aproveitem essa oportunidade”.