Capa

Sincovat

Fundadores do Sescon Vale do Taquari retificam estatuto

22.09.2022  |  129 visualizações

Aprovada por assembleia em julho de 2021, a constituição do Sescon Vale do Taquari deu mais um passo importante para sua consolidação na manhã desta quarta-feira (21). Em virtude de uma intervenção do sindicato estadual, foi necessária uma nova assembleia com os sócios-fundadores da entidade regional para alteração do estatuto, cuja votação foi coordenada pelo presidente eleito Dani José Petry e pelo vice José Inácio Lenz.

A vice-presidente de Finanças, Roberta Salvini, explicou que diante da alegação de sobreposição de representatividade, foi realizada uma autocomposição, processo semelhante a um acordo de negócios, através do qual cada uma das partes cedeu e garantiu um consenso. Assim, mantem-se a base territorial de 46 municípios, mas a representação regional passa a ser exclusiva para atividades de serviços de contabilidade, excluindo-se as outras assessorias e consultorias que não estão vinculadas à atividade contábil. A partir disso, a denominação da nova entidade passa a ser Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Região do Vale do Taquari (Sescon Vale do Taquari). A alteração foi aprovada pelos presentes e agora segue os trâmites legais, sendo que o registro já está deferido pelo Ministério do Trabalho e aguarda o resultado da assembleia para conclusão.

“Damos início a um novo marco, a uma nova forma de ação e de atuação em termos de entidade de classe, e vamos compor isso com a participação de todos os colegas e de todos os empresários. O desafio é esse: formar, qualificar, representar e negociar”, afirmou Roberta.

Bate-papo com secretário municipal

Além da assembleia, os presentes também participaram de uma conversa com o secretário do Desenvolvimento Econômica de Lajeado, André Bücker, e assessores da secretaria da Fazenda sobre Comunicação de Divergências e Avisos para Autorregulação. Foram abordados temas relacionados a MEI’s e outras demandas específicas dos escritórios e de seus clientes. Para Bücker, as solicitações representam questões pontuais que podem ser ajustadas internamente na Prefeitura. Segundo ele, as portas do Poder Público estão sempre abertas para empresários e contadores, e a intenção não é criar dificuldades, mas, conjuntamente, facilitar e encontrar as soluções.