Reunidos no Teatro da Univates, mais de 800 pessoas participaram do 14º Seminário Sincovat nesta quinta-feira (22). Com foco no tema “Contabilidade, a referência na gestão”, o evento oportunizou ao público atualização e muita informação sobre assuntos que tem tudo a ver com o desenvolvimento das empresas, da comunidade e da região como um todo. “O conhecimento nos move e por isso estamos aqui hoje, buscando também uma contabilidade mais dinâmica e produtiva”, destacou a coordenadora do evento na abertura, Vanessa Knecht Collett. Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Márcio Schuch Silveira marcou presença valorizando o Dia do Contador (22 de setembro) com uma reflexão. “Temos a responsabilidade de emprestar credibilidade e confiança aos negócios que são realizados. As prefeituras vão desenvolver as suas atividades com a parceria da iniciativa privada se nas empresas tiverem profissionais íntegros e éticos”, ressaltou. O 14º Seminário Sincovat foi uma promoção conjunta do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) e Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Aescon), oportunizando ao público um painel, três palestras e mais homenagens.
Com três convidados, o painel “Vale do Acolhimento: oportunidades e desafios” evidenciou o cenário positivo do turismo regional. Proporcional às oportunidades, o debateu mostrou que há também desafios que passam por qualificação de quem atua na área e organização da região para oferecer opções variadas aos turistas, que desconhecem os limites geográficos dos municípios e só querem aproveitar bons momentos. “O Brasil ainda não conhece o que temos. Precisamos correr e não perder tempo para aproveitar tudo isso”, disse o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, que projeta 10 mil visitantes por semana na região após a conclusão do Cristo Protetor, em Encantado. “Cada prefeito está fazendo o melhor na sua cidade. Mas temos o desafio de conectar as iniciativas para que não tenhamos mais do mesmo”, ponderou o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch. O painel teve ainda a apresentação do case do chef de cozinha e idealizador do conceito “Cozinha de Natureza”, Rodrigo Bellora, do Vale dos Vinhedos.
Com técnicas aplicadas aos escritórios contábeis, o contador e consultor Fabiano Azevedo focou sua palestra na importância de processos e sistemas que padronizam a dinamizam as rotinas. Deu exemplos de etapas decisivas, como a compreensão das tarefas, mapeamento do diagnóstico e identificação das demandas com os colaboradores envolvidos. “São muitos os benefícios, entre os quais o aumento da produtividade do grupo, melhora da experiência do cliente e redução de custos”, ressaltou. Defensor do engajamento aos propósitos da organização, afirmou: “Se a cultura da sua empresa for verdadeira, o time vai entender que existe algo além do salário financeiro e das horas trabalhadas”.
Coube ao economista-chefe do Sicredi, Pedro Ramos, abordar projeções e perspectivas para o mercado. Ele traçou um histórico dos acontecimentos mais recentes, frisando que, fora as guerras, 2020 registrou a pior atividade econômica mundial. A retomada é gradual e já contempla surpresas positivas como o impacto dos serviços, do emprego e estímulo do governo, sendo que o cenário de 2022 é de uma projeção de crescimento de 3%. Porém, considerando oscilações que são cíclicas, o ritmo deve cair novamente e o desempenho fechar perto de zero em 2023.
Muito aguardado, o stand up Contabilizando Revoltas com Lucas Lima encerrou com humor e irreverência o 14º Seminário Sincovat. Dono do personagem Contador Revoltado, trouxe para o palco a sua forma descontraída de falar da contabilidade, motivo pelo qual já tem quase 200 mil seguidores no Instagram. Acompanhado de um violão, cantou paródias como “Contador com orgulho” e “Divergências”, brincou com desafios da burocracia dos órgãos governamentais e dilemas enfrentados com os clientes. Na plateia, muitas risadas e descontração, atingindo sua mensagem de que “a trajetória do contador é estressante, mas é possível também dar boas risadas no caminho”.
Homenagens
O evento teve três homenagens, sendo a primeira para o contador Glicério Bergesch, que recebeu o título de Contador Emérito 2022 pela relevante contribuição para o engrandecimento da classe contábil no Vale do Taquari. Houve ainda o reconhecimento à Prefeitura de Lajeado, pela parceria com o Sincovat e a Aescon, recebido pelo prefeito Marcelo Caumo; e à contadora Silvia Greve. Ela é auditora da Fazenda do RS, hoje aposentada, e que tem destacada atuação por suas ações e trabalhos em prol da responsabilidade fiscal e social.