Associados do comércio local participaram, no dia 28 de fevereiro, do primeiro Happy Hour do Empresário deste ano, edição essa realizada em parceria com o Sebrae. Tendo como tema a NRF, três profissionais explanaram suas percepções: sócia administradora da Cometa Papelaria e Livraria, Carolina Hahn; diretora do Senac, Etiene Azambuja; e administradora da MR Limpeza, Jaqueline Rocha Limberger. Elas integraram um grupo de gaúchos que esteve no evento, acompanhou palestras e realizou diversas visitas técnicas a empresas de referência em práticas e conceitos do varejo moderno. Presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann deu as boas -vindas e valorizou a iniciativa das três lideranças femininas. “Que bom contarmos com profissionais locais engajadas e que podem compartilhar conosco todo o aprendizado do evento”.
O peso da fidelidade no comércio, as experiências atreladas ao consumo, o impacto da tecnologia e, principalmente, a valorização das pessoas, sintetizaram boa parte das explanações. Ao citar tendências e questionamentos que acompanham as organizações sobre loja física ou digital, Etiene afirmou: “Não é sobre um ou outro, é phigital, ou seja, a soma dos dois modelos. Mas mais do que isso, é sobre as pessoas que vão transitar nestes dois espaços”.
Carolina e Jaqueline apresentaram oito tendências da NRF aplicadas ao varejo local: (1) Fazer o báisco bem feito; (2) Força do Comércio local; (3) Olhar para as Futuras Gerações; (4) Resale (venda de produtos usados); (5) Retailment (varejo mais entretenimento); (6) Personalização; (7) Dados; (8) Equipe, Cultura e Pessoas. “As mudanças não precisam ser radicais, mas em cada um dos tópicos podemos fazer ajustes para os nossos negócios”, afirmou Jaqueline. Para Carolina, inspirações não faltam e já podem ser colocadas em prática. “Ações de valorização dos colaboradores e treinamento da equipe estão entre elas”, exemplificou Carolina, enaltecendo atitudes simples que podem trazer grandes resultados.