O ano de 2022 registrou aumento da capacidade de produção de energia solar no Brasil, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. De acordo com balanço da Absolar, a potência instalada da fonte solar fotovoltaica apresentou crescimento superior a 60% no ano passado. Neste cenário, o Sicredi segue fomentando, aos associados em Minas Gerais, a busca por soluções mais sustentáveis como as linhas de crédito para a aquisição de unidades de geração fotovoltaica. Conforme balanço da instituição financeira cooperativa, o volume financiado em 2022 em MG chega a R$ 80 milhões, o que representa mais de 1,2 mil unidades para a geração desse tipo de energia no Estado.
“Percebemos um interesse genuíno do associado mineiro em buscar alternativas mais sustentáveis para seus negócios e sua vida, o que passa pelos gastos com energia elétrica. Neste sentido, o Sicredi entende a importância de fomentar a produção de energia limpa e renovável no campo e na cidade, uma vez que tem relação direta com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento de Minas Gerais”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Em nível nacional, o Sicredi financiou, no ano passado cerca de R$ 2,6 bilhões. Segundo a Absolar, a energia solar produzida no País representa 11,2% do total da matriz elétrica nacional. No ranking brasileiro de potência instalada, Minas Gerais ocupa a primeira posição.
Instituição financeira cooperativa foi vencedora no ranking GPTW 2024, na categoria Empresas Gigantes, e foi destaque em Saúde Emocional