O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com presença nacional e mais de 6 milhões de associados nos 26 Estados e Distrito Federal, projeta aumentar o número de pontos de atendimento em Minas Gerais com a inauguração de cerca de 70 agências ao longo de 2023, o que totalizará mais de 180 unidades. O Sicredi também ampliará a presença física nos municípios neste ano, com projeção de quase 160 cidades – com a chegada em cerca de 60 localidades onde o Sicredi ainda não atua. Ainda conforme balanço, a instituição encerrou 2022 com quase 140 mil associados, crescimento de 80% em comparação com 2021. Aliado ao propósito de ampliar a rede física, o Sicredi também fortalece a atuação digital por meio de múltiplos canais de atendimento a fim de proporcionar ainda maior segurança e proximidade independentemente de onde o associado estiver.
“Nosso principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade, no campo e na cidade. É neste sentido, que o Sicredi busca, a cada ano, estar cada vez mais presente e próximo das pessoas. Só assim é possível compreender as necessidades e as demandas locais, bem como fomentar a vocação das localidades. Isso fortalece o ciclo virtuoso do cooperativismo e permite que possamos oferecer soluções financeiras mais justas aos associados, fomentando a geração de emprego e renda”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
A Sicredi Integração RS/MG, que está presente em Minas Gerais desde 2019, tem atualmente 10 agências em solo mineiro, número esse que vai chegar a 12 em 2023 com as aberturas em São Joaquim de Bicas e Belo Vale. No próximo ano está prevista a inauguração do Centro Administrativo, que além de servir para o trabalho dos profissionais da Superintendência que atuam em MG, abrigará também uma agência para o segmento Agro e outra específica para o segmento Empresas. Segundo o gerente regional de desenvolvimento, Fabrício Marcelo Closs, trata-se de uma expansão com passos firmes, buscando atender o propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera, de forma consciente e sustentável, tanto no aspecto econômico quanto social. Ele destaca diferenciais que são fundamentais para o crescimento que vem sendo registrado. “Ouvimos nosso associado, colocando ele sempre no centro das nossas decisões. Fazemos isso entendendo suas necessidades, inserindo a cooperativa na cultura mineira, sendo mais um agente de desenvolvimento da comunidade, participando de eventos, feiras, contribuindo com sugestões, integrando associações com nossos profissionais, imbuídos do espírito de cooperar, que está no nosso DNA”, completa.
Em nível nacional, o Sicredi registrou, em 2022, crescimento do número de pontos de atendimento, passando de pouco mais de 2.200, em 2021, para mais de 2.430. Também houve aumento no número de municípios brasileiros, onde a instituição está presente: passando de mais de 1,5 mil, para mais de 1,7 mil.
Instituição financeira cooperativa foi vencedora no ranking GPTW 2024, na categoria Empresas Gigantes, e foi destaque em Saúde Emocional