A destinação de parte da restituição do Imposto de Renda (IR) é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos. E o que é melhor, podendo escolher o município para ser contemplado. O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), que representa a classe contábil da região, aproveita o período anual da Declaração do Imposto de Renda 2023 para também divulgar essa possibilidade e esclarecer a sociedade. “Os contadores fazem a declaração do IR e muitos contribuintes que podem aderir a essa opção, às vezes não o fazem por desconhecimento ou dúvidas”, comenta a presidente do Sincovat, Noeli Kuhn.
Um dos aspectos mais importantes a serem destacados é que quem opta pela destinação não paga mais imposto, nem terá sua restituição diminuída. A destinação é de até 6% do imposto devido para os seguintes fundos: Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundos do Idoso.
Quem pode fazer a destinação do IR
As pessoas físicas que apresentem a Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) no modelo completo, que apurem imposto a pagar ou tenham direito à restituição. O valor destinado será abatido do que deve ser pago de imposto. “O ideal é consultar um profissional de contabilidade de confiança e esclarecer as dívidas, não deixando passar a oportunidade de contribuir para que os valores fiquem na comunidade local”, destaca Noeli. O prazo da declaração do IR 2023 vai até 31 de maio.
Potencial
Os números relacionados ao tema impressionam e servem de alerta. O potencial dos contribuintes de Lajeado em 2022 era de R$ 4,8 milhões. Deste valor, apenas 9% foi destinado, representando R$ 423 mil. Os dados são da agência local da Receita Federal, que informou que a média da realidade regional é ainda mais baixa. Neste sentido, a entidade em parceria com a Univates dissemina a campanha #nossarazãoésocial - Fazer as contas realiza sonhos, que incentiva as pessoas a destinarem o seu IR devido. O material veicula na imprensa regional e nas redes sociais.