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CDL Lajeado

Conteúdo, conexões e trocas de informações marcam a 21ª Convenção CDL Lajeado

22.06.2023  |  338 visualizações

Aproximadamente 830 pessoas se concentraram no Clube Tiro e Caça (CTC) nesta quinta-feira (22) para acompanhar a 21ª Convenção CDL Lajeado. Vindos de mais de 40 cidades do Rio Grande do Sul, o maior evento de gestão e negócios do interior do RS reuniu cinco palestrantes e oportunizou um dia intenso de trocas de informações e conexões. Luciano Pires, Cris Lisbôa, Clóvis Tramontina, Maria Anselmi e Marquinhos Malaquias foram os âncoras do evento, que teve ainda a participação de Gabriel Machado como mestre de cerimônia e articulador dos temas e conteúdos abordados. “Parabéns a todos vocês, que são pessoas visionárias e sempre querem mais”, elogiou a plateia o presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann. Coordenador do evento, Carlos Oliveira agradeceu os presentes e exaltou a oportunidade. “Nosso profundo desejo que a Convenção seja um marco para que possamos aproveitar ao máximo o segundo semestre”. O evento foi finalizado com um happy hour de integração. 

Fórmula da Inovação

O palestrante Luciano Pires foi o primeiro a subir no palco. Com uma abordagem repleta de inspirações e uma boa dose de provocação, a “Fórmula da Inovação” despertou no público a importância de se diferenciar na vida e nos negócios. Para ele, “a melhor inovação é aquela que o dinheiro não pode comprar” e deu exemplos de pequenas e grandes empresas que conseguiram destaque usando a criatividade e saindo do lugar comum. Pires afirmou que tem êxito aqueles que decidem fazer da inovação uma atitude consciente e sistemática. Pires ainda observou que a mente guarda o que criativo, excepcional, único e sensorial. “Num mercado competitivo, ser mediano e jogar pelas regras é ser invisível. Faça algo de um jeito que alguém nunca fez”.

O resgate da humanidade das palavras 

Cris Lisbôa abraçou a plateia com sua palestra “O resgate da humanidade das palavras”. Com conceitos como saber ouvir mais, evitar frases vazias e adjetivos e garantir que o texto tenha sonoridade, a escritora buscou sensibilizar o público para o poder da escrita e sua relevância nas relações. Associou sua explanação ao cotidiano pessoal e à rotina das empresas, seja na comunicação pelas redes sociais, ou em canais como e-mail e whatsapp. E advertiu: “deixe de ser interface e volte a ser gente”. Cris observou que vivemos um novo momento na comunicação, alertando que interações digitais também são conexões reais e merecem a devida atenção. Entre as sugestões, destacou: “Para de te preocupar com a audiência e começa a te ocupar das pessoas”, ignorando julgamentos e não abrindo mão da autonomia criativa. 

Empreender não é um ato, é uma jornada

As lições e vivências de Clóvis Tramontina e Maria Anselmi abriram a programação da tarde. Clóvis compartilhou com o público sua trajetória na Tramontina, empresa com 113 anos reconhecida no Brasil e em mais de 120 países. Entre os destaques, a importância das pessoas e a relevância do relacionamento nas vendas. Referência para os varejistas, ele relembrou momentos da caminhada de vendedor a presidente do grupo. Correr riscos, superar objeções, escutar as pessoas e dar um passo de cada vez foram alguns dos ensinamentos de Clóvis. “Às vezes temos que nos colocar desafios. Não há limites para quem acredita e se dedica”, declarou. 

O case da marca gaúcha de tricô Anselmi foi contado pela empresária Maria. A origem simples, o valor da família e a importância das relações para o crescimento da empresa foram alguns dos conceitos enaltecidos por ela, que salientou: “Eu nunca coloquei o dinheiro em primeiro ligar, sempre as pessoas”. Ao lembrar do começo desafiador e das etapas vencidas, também deixou sugestões para a plateia: “Cuidado com as armadilhas e não tome decisões em momentos de fragilidade”.

O impossível não existe

A última palestra do dia foi com Marquinhos Malaquias, que de office boy se tornou um dos maiores vendedores do Brasil. E a sua principal provocação foi “O que é impossível para vocês?”. Na sequência, emendou o conselho pessoal, daquele que se reconhece vendedor com orgulho e defende a profissão pelo poder de mudar vidas: “Degrau por degrau, entendam o seu momento e não deixem nada abortar o sonho de vocês”, declarou. Malaquias também ponderou sobre o impacto da tecnologia, dizendo que quanto mais digital o mundo estiver, mais vendedores serão necessários. Com uma apresentação repleta de exemplos de superação, no trabalho e na saúde, ele mostrou que o impossível não existe para quem sonha e acredita.