Capa

CDL Lajeado

Segurança e criação da Guarda Municipal são assuntos da reunião mensal de diretoria da CDL Lajeado

08.08.2023  |  218 visualizações

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado realizou sua reunião mensal nesta terça-feira (8). O encontro de agosto abordou a campanha de Dia dos Pais, adesão de novos associados, representatividade e, de forma especial, a segurança pública do município. A entidade abriu espaço para os representantes do Poder Público de Lajeado explanarem sobre o projeto de criação da Guarda Municipal de Lajeado. Participaram o secretário de Segurança Pública Paulo Locatteli, coordenador do Departamento de Trânsito Vinícius Renner e chefe operacional do Departamento de Trânsito José Gabriel Becker.

Locatelli contextualizou o cenário atual e a importância da implantação para conter os pequenos delitos, além de atuar no trânsito. O objetivo é fortalecer a segurança pública, trabalhando em consonância com as escalas de serviços da Brigada Militar e Polícia Civil para não haver a sobreposição de efetivo. Citou como exemplo as ações para coibir e minimizar os casos de perturbações de sossego, a presença em mais eventos e em demandas como o horário estendido do comércio, quando a BM não tem condições de atender por priorizar ocorrências em andamento ou casos graves.

Renner também expôs a vantagem da polícia administrativa, que possibilita agir como se fosse um fiscal de posturas. “Isso é importante porque nos dá resolução e conseguimos resolver vários serviços num profissional só”. E completou: “uma guarda municipal dá resposta para os nossos anseios locais porque a gestão é interna e mais rápida do que aguardar o Estado ou a União”. 

Os empresários presentes fizeram perguntas e comentários de sobre o tema. “Para a CDL Lajeado, quanto mais segurança, melhor. É fundamental para os donos de negócios, colaboradores e consumidores”, afirmou o presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann. “Pode onerar um pouco o orçamento, mas como entidade vemos com bons olhos a novidade para aumentar a segurança e se somar aos que já é feito”.