Capa

Parceria entre URI Santo Ângelo e Neorgan Fertilizantes Organominerais impulsiona inovação no setor agrícola

A aplicação do adubo organomineral da Neorgan foi comparada com outras práticas, como adubação química e ausência de adubo. Resultados preliminares indicam uma planta de soja mais robusta e saudável com o uso do adubo organomineral

19.03.2024  |  216 visualizações

Pelo terceiro ano consecutivo, a URI Santo Ângelo, por meio de seu curso de Agronomia, conta com o apoio da Neorgan Fertilizantes Organominerais. A parceria tem se fortalecido na realização da VI Vitrine Tecnológica, um evento que se tornou um marco anual na área agronômica da universidade, atraindo um público diversificado e interessado nas últimas tendências e avanços do setor.

Este ano, a Vitrine Tecnológica foi realizada em 16 de março, desafiando as instabilidades climáticas para reunir acadêmicos, técnicos e produtores rurais em torno de nove estações temáticas. Nove estações de pesquisa abordaram desde o manejo de solos e adubação até o controle de pragas e doenças, oferecendo aos participantes uma imersão completa nas inovações que estão moldando o futuro da agronomia.

A estação Solos e Adubação, coordenada pelo professor Vitor Cauduro Girardello e seus alunos, foi um dos destaques do evento. Os participantes puderam explorar os fundamentos e as últimas inovações no manejo de solos e técnicas de adubação, entre outras áreas temáticas apresentadas.

A parceria entre a URI Santo Ângelo e a Neorgan se traduz em doações de fertilizantes organominerais e assistência técnica. Enquanto a empresa fornece os insumos, cabe à universidade a condução do plantio, cultivo da soja e colheita, utilizando as informações geradas para atividades acadêmicas e de pesquisa.

No campo experimental da URI Santo Ângelo, a aplicação do adubo organomineral da Neorgan é comparada com outras práticas, como adubação química e ausência de adubo. Resultados preliminares indicam uma planta de soja mais robusta e saudável com o uso do adubo organomineral.

O professor Vitor Girardelo destaca os benefícios observados até o momento, incluindo uma folhagem mais vigorosa, o que contribui para uma melhor fotossíntese e produção de grãos. A expectativa é de uma produtividade superior e grãos mais pesados, com resultados completos previstos para o final de abril.

Marcos Sommerfeld, representante comercial da Neorgan, expressou a intenção da empresa de aprimorar ainda mais essa parceria, visando a melhoria contínua da qualidade do produto e sua rentabilidade. O professor Girardello, por sua vez, aguarda a colheita para confirmar os resultados promissores, que até agora indicam um avanço significativo na produção de soja.

A VI Vitrine Tecnológica da URI Santo Ângelo, portanto, não apenas proporcionou uma plataforma para a disseminação de conhecimento e inovação, mas também reforçou a importância das parcerias entre o setor acadêmico e a indústria na promoção do desenvolvimento sustentável e da produtividade agrícola.

 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa URI Santo Ângelo