As principais construtoras da região se reuniram nesta quinta-feira (26). O encontro foi promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari (Sinduscom-VT) e ocorreu na sede da CVSM. Sob a coordenação do presidente Jairo Valandro, teve a participação do vice-presidente, Daniel Bergesch; e o diretor da área, André Damiani. Em pauta, ações de melhorias na atuação da entidade e demandas das empresas.
O grupo debateu questões como prazos para análise de projetos e liberação de Habite-se na Prefeitura de Lajeado, prazos de análise de projetos e vistorias do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) por parte do Corpo de Bombeiros, atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e uma revisão conjunta do Plano Diretor. Proprietários de diversas construtoras com atuação regional, eles expressaram as dificuldades enfrentadas, as quais impactam na agilidade nas obras e execução dos trabalhos. Todos os apontamentos e reinvindicações serão reunidos num documento, a ser entregue para o prefeito municipal, Marcelo Caumo, e ao presidente do Legislativo, Lorival Silveira, bem como aos três candidatos a prefeito nas eleições de outubro. “Sabemos da importância deste setor para o desenvolvimento econômico de Lajeado. Ao invés de cada uma das empresas cobrar as melhorias, vamos aproveitar a força representativa do Sinducom-VT na busca destas melhorias necessárias”, destacou Valandro.
O Sinduscom-VT, que em novembro completa 20 anos, também está trabalhando na atualização de sua comunicação visual e no planejamento de ações que ajudem a resolver o problema de mão de obra. Em novembro, a entidade vai marcar presença na Expovale + Construmóbil com a realização de duas palestras técnicas.