O município de Lajeado foi um dos 17 escolhidos pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) para sediar a Jornada da Reforma Tributária, a qual é dedicada ao debate e à atualização sobre a reforma que promete transformar o cenário tributário do país. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (17) na sede do Sincovat, que foi parceiro na atividade, e contou com a participação de cerca de 170 pessoas. Sob a liderança da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Patricia Arruda, o debate teve como palestrantes o conselheiro Gustavo Ferres e a coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor do Agronegócio, Pâmela Fiuza Werlang, que esclareceram os impactos e as mudanças previstas na Reforma Tributária, além de destacar o papel dos profissionais contábeis nesse processo.
Conselheiro do CRCRS, Ari Künzel deu as boas-vindas aos presentes, enaltecendo a satisfação pelo grande público presente e reiterando a importância do tema. Já a vice-presidente Elaine Gorgen Strehl comentou que o Conselho tem feito um esforço para promover debates sobre assuntos que fazem parte do dia a dia dos contadores.
O presidente do Sincovat, Luciano Müller, valorizou o fato de Lajeado ter recebido uma edição da Jornada, visto a necessidade de os profissionais já se prepararem desde agora para a reforma que está por vir: “É de suma importância para nossa região porque temos muitas empresas que vão ter que se adaptar a essa nova regra e a esse período de transição que inicia em 2026”.