A tireoide, localizada no pescoço e responsável por produzir hormônios essenciais para o metabolismo, crescimento, desenvolvimento e funcionamento do corpo, tem o dia 25 de maio dedicado a ela, quando se busca conscientizar sobre doenças que afetam a glândula e comprometem a saúde de milhões de pessoas, em especial o câncer, cuja incidência aumentou consideravelmente nos últimos anos. Conforme pesquisas, se trata de uma das neoplasias que mais cresce em número de casos no mundo e cujas causas ainda não estão muito claras para a medicina, o que aumenta a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce.
Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço Marco Seferin, a maioria dos casos só é constatado a partir de ecografias de rotina no pescoço, ou então quando é percebido o surgimento de um nódulo na tireoide. Apesar disso, a doença costuma ter um bom prognóstico quando identificada precocemente, sendo tratada com cirurgia para retirada do tumor e, eventualmente, com iodoterapia. Seferin também esclarece que a maioria desses nódulos que surgem na glândula tireoide são benignos e que uma ecografia simples do pescoço permite analisar suas características, auxiliando na suspeita de malignidade. Caso a dúvida persista, é realizada uma punção desses nódulos, que nada mais é do que uma biópsia com agulha. Com isso é possível determinar quais nódulos precisam ser retirados e quais necessitam somente de acompanhamento.
Importante também alertar para o público de maior risco, como pacientes do sexo masculino ou que foram submetidos a tratamentos com radioterapia na região do pescoço, além daqueles que possuem histórico familiar de casos ou trabalhadores que estão expostos à radiação. Dentre os sinais que merecem atenção, a rouquidão e o surgimento de linfonodos ou ínguas na região do pescoço. “O comportamento desses nódulos vai nos dar mais informações sobre ele, e por isso que é tão importante fazer o acompanhamento periódico, principalmente nos primeiros anos que eles surgiram”, afirma Seferin.
Evento ocorreu no Clube Tiro e Caça, em Lajeado, e reuniu supermercadistas e fornecedores
Método foi trazido à região pelo cirurgião de cabeça e pescoço Marco Seferin, que atende pacientes de vários Estados em Lajeado
Programação terá visitas técnicas, palestras, negócios e um jantar de integração. Última edição na cidade foi em 2017
dsfsdfsd