Pelo segundo ano consecutivo a Girando Sol conquista o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), dando mais um importante passo em sua jornada da sustentabilidade. Trata-se da maior qualificação nacional de inventários e valoriza o compromisso da empresa com a transparência, qualidade das informações reportadas e a adoção das melhores práticas na gestão de emissões.
O desempenho se refere aos inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos anos de 2023 e 2024, verificados durante o Ciclo de 2025 por uma terceira parte independente, acreditada pelo INMETRO. Desde o início da contabilização de suas emissões, a Girando Sol tem avançado de forma consistente em sua estratégia de sustentabilidade, reconhecendo a relevância da gestão de carbono. “A partir do inventário de GEE, é possível mensurar as emissões lançadas na atmosfera, avaliar os impactos das ações adotadas e estruturar planos mais eficientes para a transição rumo a uma economia de baixo carbono”, explica a analista ambiental da Girando Sol, Patrícia Aguiar.
A adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol e a publicação dos dados no Registro Público de Emissões demonstram o compromisso da Girando Sol com a transparência e a geração de valor sustentável. “O certificado Selo Ouro simboliza que estamos alinhados com o controle e as ações para reduzir as gazes de efeito estufa, gerando prosperidade e desenvolvimento com o menor impacto ambiental. Só temos a parabenizar toda equipe que vem se dedicando e criando produtos que nos auxiliam no dia a dia, para assim estarmos em sintonia com soluções para nosso planeta”, destaca Gilmar Borscheid. Ele reforça o empenho da empresa com a gestão ambiental responsável e a construção de um futuro mais sustentável.
O que é o GHG Protocol
É a metodologia internacional mais utilizada no mundo para inventário de carbono e, no Brasil, é certificada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
O inventário de gases de efeito estufa (GEE) é um relatório que identifica, quantifica e registra as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global. Serve como ferramenta para avaliar o impacto ambiental de uma organização, permitindo o estabelecimento de estratégias para reduzir essas emissões. É o primeiro passo para que as organizações possam contribuir no combate às mudanças climáticas.