A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado realizou nesta terça-feira (12) mais uma edição do Happy Hour do Empresário, que teve como tema “O potencial da marca na construção do varejo”. O encontro ocorreu na sede da entidade e contou com a palestra do diretor de Negócios da Morama, Pedro Carlessi. A abertura do evento foi conduzida pela diretora Diandra Castioni, que destacou a relevância do treinamento e desenvolvimento para o fortalecimento das organizações. “A CDL Lajeado apoia e reforça a importância dessas ações para que as empresas possam aumentar o faturamento, as vendas e atender o cliente com excelência”, ressaltou.
Durante a apresentação, Pedro Carlessi conduziu uma conversa sobre a importância estratégica do branding e sua capacidade de conectar razão e emoção nos negócios. Ele reforçou que “na construção da marca, o que importa é o que a gente quer alcançar e como afinal de contas a gente quer ser lembrado” e que “a construção de imagem e de reputação está muito menos na identidade e muito mais na experiência e na entrega do serviço”.
Segundo o palestrante, construir marca exige estratégia sólida, consistência e coesão, indo muito além de ações pontuais de marketing. “Construir marca é muito menos falar de comunicação e muito mais falar de negócio”, destacou. Ele lembrou que o branding é fundamental para gerar confiança e relevância: “Marca é um valor econômico tremendo e muitas vezes isso é subestimado, mas construir estratégia sem branding é basicamente fazer um plano de negócios. E trabalhar com branding sem estratégia é fazer marketing”.
Carlessi apresentou dados de uma pesquisa internacional que mostra que as empresas são as instituições mais confiáveis para a população, superando governo e mídia. Para ele, essa credibilidade vem da relação constante que os consumidores têm com as marcas, que vai muito além da compra: envolve experiência, atendimento, treinamento, conhecimento de produto e alinhamento de discurso. Ele destacou que, quando se fala em experiência, não é apenas arquitetura e cenografia: “Experiência é a gente entender onde estão as pessoas e realmente chegar nelas”, afirmou.
O palestrante também reforçou que conhecer profundamente o público é essencial para gerar valor genuíno. Isso envolve tanto a análise de dados demográficos quanto a compreensão de hábitos, preferências e motivações. “A coisa mais valiosa que temos hoje é a conexão com as pessoas. Conhecê-las é fundamental para conseguir se posicionar”, disse.
Ao falar sobre posicionamento, Carlessi comparou a relação das marcas com os clientes a um casamento, que exige fidelização e vínculos de longo prazo. Ele destacou que se posicionar é tomar decisões estratégicas claras, abrindo mão de algumas possibilidades para fortalecer a identidade. “Se posicionar é conseguir trazer com clareza quem somos para nós mesmos e para aqueles que estão mais distantes”.
Encerrando a palestra, Carlessi enfatizou que “construção de marca não é baseada em comunicação e na imagem estética. Ela é baseada em uma construção tangível de produto, de serviço, de oferta, melhor precificação, de entender os melhores canais para conversar com as pessoas e, a partir disso, criar um relacionamento de longo prazo e de relevância”.
Índice fechou o mês de junho na marca dos 31,2%