Capa

Sicredi

Tour 120 da Sicredi Integração RS/MG movimenta cerca de 4 mil pessoas em dois dias de programação no Parque dos Dick

As ações comemorativas aos 120 anos da Sicredi Integração RS/MG foram marcadas por mais um evento de sucesso neste fim de semana (16 e 17).

18.08.2025  |  230 visualizações

Realizado no Parque dos Dick, em Lajeado, o Tour 120 da Sicredi Integração RS/MG mobilizou aproximadamente 4 mil pessoas, reunindo famílias e amigos para curtir a programação que valorizou esporte, saúde e bem-estar. Com cinco modalidades de ciclismo, 498 atletas participaram dos desafios: 115 nos 20 km; 98 nos 40 km; 144 nos 60 km; 103 no passeio de 4,5 km e 38 nos percursos kids. De iniciantes a profissionais, eles pedalaram e aproveitaram com o restante do público as diversas atividades recreativas.

Foram atrações como passeio de bike em dupla, brinquedos infláveis, escola de trânsito, pedalinho no lago – que funcionou sem parar devido ao grande fluxo, e o inédito show de manobras radicais de BMX apresentadas pela equipe da Showtime. Numa pista montada no gramado, experientes pilotos da modalidade, a qual já é disputada em olimpíadas, impressionaram a plateia com saltos e giros de tirar o fôlego. O Tour 120 da Sicredi Integração RS/MG cumpriu com seu objetivo de oferecer uma experiência de superação, cooperação e movimento.  “Esse evento nos aproxima cada vez mais da comunidade e também nos traz uma forma de melhorar a nossa qualidade de vida, a saúde física e mental. Juntos, já estamos construindo uma sociedade mais próspera. Queremos também ajudar a construir uma sociedade mais saudável”, afirmou o presidente Luiz Mário Berbigier, que adiantou a possibilidade de a cooperativa realizar com mais frequência eventos do tipo. “Planejamos tudo com muito carinho e ficamos muito felizes com o resultado, a resposta e aprovação do público. A promoção da saúde é uma das áreas que a cooperativa também se importa e, assim, todos ganham”, destacou a vice-presidente Katiane Luft.

As atividades foram todas gratuitas. Com incentivo à solidariedade, os ciclistas doaram alimentos, totalizando quase 300 kg que serão repassados ao Programa Mesa Brasil do Sesc. Ao final do percurso, todos receberam medalhas e concorreram ao sorteio de bicicletas. Os contemplados foram: Pedro Fischer Ströher, de Santa Clara do Sul (Kids 800 m); Vicenzo de Morais Pavi, de Lajeado (Kids 1,2 km); Cleiton Gilmar Dehn, de Cruzeiro do Sul (20 km); Paulo Fernando Conte, de Lajeado (40 km); Henrique Dorneles Dal Osto, de Estrela (60 km); e Luis Henrique Purper e Cheila Dannebroch, ambos de Lajeado (4,5 km).

Ciclistas

O primeiro a cruzar a linha de chegada e concluir o desafio dos 20 km foi Bruno Ramos (21), de Bom Retiro do Sul. Satisfeito com o desempenho, ele enalteceu o incentivo proporcionado pelo evento, visto que estava há três meses sem praticar nenhuma atividade física e acabou retomando com o intuito de participar do Tour. Para ele, a iniciativa da Sicredi valoriza os inúmeros ciclistas da região que carecem de atividades desse tipo.

Mais do que incentivo, o Tour 120 também foi exemplo de superação e da importância do esporte para a saúde das pessoas, como no caso de Moacir Dresch (56), de Lajeado. Vítima de um acidente de trânsito, ele tem restrição de mobilidade e, apesar de usar uma prótese na perna direita e ter dificuldade para movimentar um dos braços, concluiu o percurso Light (20 km) com disposição para encarar os 40 km, mesmo tendo sido essa a primeira prova que participa. Dresch contou que começou a pedalar após o acidente e que hoje mantém a atividade pelo bem-estar que ela lhe proporciona. “Falavam que eu nem iria mais conseguir andar. Mas o não sempre foi um sim para mim. Eu insisti e consegui”, relatou.

Família envolvida

Enquanto atletas percorriam seus circuitos, familiares e amigos aproveitavam as diversas atrações disponíveis no Parque dos Dick. Entre eles estavam Gabriela Ferreira (43) e o filho Joaquim (6), de Lajeado. Logo após o passeio de pedalinho no lago, ela comentou da experiência de ver o ambiente sobre outra perspectiva. Aguardando o esposo concluir os 60 km, avaliou o impacto do esporte na vida de quem pratica e também de quem acompanha, visto que o evento proporcionou o contato com outras famílias e, ao ser oferecido gratuitamente, permitiu o acesso a todos.

O fator família também foi ressaltado pelo associado Gustavo Martins Rosa (36), de Lajeado, que participou do percurso Passeio (4,5 km) com a esposa Tamires (34) e com a filha Manuela (6), a qual acompanhou os pais em uma bicicleta adaptada para ser utilizada em dupla. “Quando eu era criança, participava dos passeios ciclísticos com o meu pai e hoje a Sicredi realizou o meu sonho de fazer o mesmo com a minha filha”, comentou.

Equipes

Já a união de esforços tão característico do cooperativismo ganhou destaque com os dez grupos de ciclistas inscritos, sendo que os três maiores receberam distinções pelo feito. Com cerca de 50 inscritos, o Vira Pedal Lajeado foi o destaque, especialmente por ser composto exclusivamente por mulheres. Representante delas, Marileide Vieira da Silva (45), de Lajeado, contou que a equipe tem mais de 100 membros e que seu diferencial é o estímulo oferecido a todas, desde as que já o compõem até as que desejam iniciar. “É um esporte maravilhoso. Faz bem para o corpo e para a alma”, resumiu.

Apoio

A programação do Tour 120 teve o apoio do Sesc, Unimed e Prefeitura de Lajeado. As fotos oficiais estão disponíveis gratuitamente no site www.cacomarin.com.br 

Números do Tour 120

Público: cerca de 4 mil

Inscritos no Tour: 659

Pedalaram no Tour: 498

Fotos disponibilizadas gratuitamente: mais de 8 mil

Passeios de pedalinho (pessoas que usaram): 504

Passeios de bike dupla (pessoas que usaram): 720

Bikerama (pessoas que usaram): 100

Bike que faz suco Unimed (pessoas que usaram): 246

Reparo de bicicletas no Ponto da Bike: 50

Alimentos arrecadados: 286 kg

Volume de resíduos separados e destinados para reciclagem, fazendo deste um evento com selo Eco: 246,12 kg