Referência importante na avaliação da qualidade dos serviços prestados, a certificação no Ensaio de Proficiência CBO (EPCBO) foi recentemente conquistada pelo laboratório da Agrodanieli nos segmentos de Farelo de Soja; Milho; Farinha de Carne e Ração Extrusada.
A participação é um dos requisitos da norma ISO/IEC 17025 (2017) para acreditação ou habilitação de um determinado ensaio junto aos órgãos reguladores nacionais e internacionais na área de metrologia, comparando o desempenho de diferentes métodos analíticos utilizados pelos laboratórios com enfoque na exatidão e dispersão dos resultados previstos. O laboratório está, inclusive, em fase de ajustes e melhorias para preencher outros requisitos e assim conseguir a acreditação na ISO 17025.
De acordo com a supervisora do laboratório, Ana Clara Klug Tavares Zanatta, a participação nos Ensaios de Proficiência é importante para a comprovação dos resultados e para identificar possíveis falhas nas metodologias e no desempenho da equipe, promovendo uma constante evolução nas atividades, além de um maior controle e avaliação da eficácia das ações corretivas tomadas após ensaios anteriores. “O maior impacto da certificação é na confiança, credibilidade e satisfação da direção e de nossos clientes, já que através do Ensaio de Proficiência demonstramos e confirmamos nossa competência para executar os ensaios”.
O laboratório
O laboratório da Agrodanieli trabalha com o ideal de Melhoria Contínua. Esse mindset tem pilares como a qualidade e eficiência; padronização e disciplina; melhorando a visão do processo e modificando a rotina e o desenvolvimento da equipe. Esses avanços são obtidos através de treinamentos e qualificação; aplicação de metodologias oficiais; como também tendo soluções eficazes para atingir as metas, diminuindo assim erros.
O laboratório da Agrodanieli atua em toda a sua cadeia, tendo como foco as fábricas de extração de óleo e farelo, de ração e de farinhas e gorduras; setor do meio ambiente; os frigoríficos de aves e suínos, embutidos e defumados; e a composteira. As análises envolvem desde a matéria-prima, águas, efluentes, até o produto final pronto para venda e consumo. Também ocorre o envio de amostras para laboratório externo, devido à necessidade de ensaios de microbiológicos e de sanidade animal (frigoríficos e do agropecuário), os quais ainda não são supridos internamente.
O apoio e suporte do laboratório é feito através da prestação de serviços aos clientes internos da empresa. Com os resultados de análises a empresa evita perdas, desperdícios e reprocesso, oferecendo uma visão mais clara ao setor de produção da forma de empregar as matérias-primas para as fábricas de ração e extração de farelo e óleo. A segurança nos resultados gerados impacta em tomadas de decisões corretivas ou preventivas, refletindo em produtos com mais qualidade.
A aplicação do adubo organomineral da Neorgan foi comparada com outras práticas, como adubação química e ausência de adubo. Resultados preliminares indicam uma planta de soja mais robusta e saudável com o uso do adubo organomineral