Capa

Girando Sol

Projeto Re.Ciclo Aqui: Girando Sol instala Ecopontos em mais três escolas e projeto já comemora 1,8 tonelada de plástico reciclado

04.05.2023  |  281 visualizações

O Projeto Re.Ciclo Aqui da Girando Sol em parceria com escolas de Arroio do Meio está crescendo. Em funcionamento desde o ano passado, a iniciativa que começou com três educandários já contempla oito este ano, ampliando o potencial de reciclagem de resíduos e a conscientização de estudantes e suas famílias sobre a importância da atitude em prol do meio ambiente. As mais recentes são as escolas municipais de Ensino Fundamental Itororó de Palmas, Construindo o Saber de Navegantes e Getúlio Vargas de São Caetano, que receberam os Ecopontos para descarte de embalagens plásticas em abril e começo de maio. No total, já são aproximadamente 1.500 alunos impactados com o projeto.

O resultado prático é o volume de 1.835 Kg de resíduos recolhidos encaminhados para reciclagem. Bióloga da Girando Sol e responsável pelo projeto, Patrícia Aguiar explica que o trabalho faz parte de um contexto de ações sustentáveis que já caracterizam a empresa. A indústria instalada em Arroio do Meio opera com tecnologia que impacta na redução de recursos naturais e linhas com produtos biodegradáveis, entre outras ações que reforçam o seu compromisso nesta área. A parceria com as escolas também compreende palestras de sensibilização sobre o tema e compartilhamento de exemplos da própria Girando Sol, que fabrica as próprias embalagens dos produtos comercializados com matéria-prima proveniente de resíduos recicláveis. Após o descarte, os recipientes são lavados e moídos e voltam a ser incorporados no processo de fabricação. 

“O projeto Re.Ciclo Aqui inclusive está presente dentro da empresa com Ecoponto, incentivando os funcionários a retornarem as embalagens dos nossos produtos e outras também ”, conta. No que se refere à atuação nas escolas, Patrícia salienta a importância da educação ambiental como instrumento eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. “Este é o caminho para que cada indivíduo mude seus hábitos e assuma novas atitudes”. 

O projeto também tem cunho social, sendo o valor da venda do material coletado revertido totalmente para a escola aplicar em melhorias internas. Com isso, já foram adquiridos utensílios como bancos e mesa de ping-pong. Neste momento, a iniciativa se estende a parcerias com escolas do município de Arroio do Meio, mas a ideia é disseminar o projeto para toda a região do Vale do Taquari.  Educandários que tenham interesse podem fazer contato pelo e-mail ambiental@girandosol.com.br