No Brasil não há uma exigência legal que obrigue as empresas a produzirem relatórios de sustentabilidade. Mas a adoção voluntária desta prática é um compromisso que a Girando Sol assume a partir deste ano, demonstrando seu comprometimento com a sustentabilidade e o atendimento às expectativas de parceiros, fornecedores, clientes e consumidores. A primeira versão, fruto das atividades de 2023, foi lançada recentemente e entregue em primeira mão para os colaboradores, que receberam um exemplar da publicação impressa. Junto, foi distribuído um “cartão semente” com tempero de salsa, simbolizando a mensagem da Girando Sol sobre o plantio de boas práticas ambientais e sociais.
“Nossa empresa tem o poder e a responsabilidade de influenciar positivamente o mundo ao redor, e cada um é um agente crucial nessa transformação”, destaca a bióloga da empresa, Patrícia Aguiar, que reforça que as iniciativas ambientais e sociais não são apenas conceitos abstratos ou modismos temporários, mas representam o engajamento da organização com um futuro sustentável, justo e próspero para todos. Na comunicação com o quadro de colaboradores, a empresa fez um convite a mudanças de rotina para um futuro melhor. “Pode ser algo simples, como desligar as luzes ao sair de uma sala, promover o uso consciente de recursos, apoiar um colega, ou participar de iniciativas comunitárias. Cada gesto conta e cada um de nós tem um papel vital a desempenhar”, exemplificou Patrícia.
O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Girando Sol tem 48 páginas e a versão virtual permite que a publicação sobre os impactos econômicos, ambientais e sociais da organização sejam de amplo acesso a todos os públicos. O material é uma referência das empresas para ajudar no gerenciamento e comunicação das iniciativas, servindo de referência para conhecimento das partes interessadas e posicionamento de forma competitiva no mercado global. Entre os projetos publicados, destaque para a gestão ambiental da estrutura e processos internos da própria fábrica; o Re.ciclo em parceria com escolas, que já recolheu e destinou 8 toneladas de embalagens plásticas; e a certificação de uso de energia limpa, reduzindo a emissão de 443 toneladas de gás carbônico em 2023 e conservando o equivalente a 12,23 mil árvores. A íntegra do Relatório de Sustentabilidade 2023 está disponível em https://materiais.girandosol.com.br/relatorio-sustentabilidade