Capa

Sicredi

Sicredi Integração RS/MG repassa mais de R$ 1,9 milhão do Fundo Social para 172 entidades gaúchas e mineiras

28.08.2025  |  142 visualizações

Preocupada com a construção de um futuro mais justo, próspero e sustentável, a Sicredi Integração RS/MG concluiu mais uma importante ação em prol das comunidades das áreas de atuação da regional: a entrega do Fundo Social 2025, o qual tem como propósito atender iniciativas de interesse coletivo nas áreas de educação, saúde e segurança. Composto por 2% do resultado líquido do último exercício, o programa deste ano repassou mais de 1,9 milhão para 172 entidades, sendo que as 135 do Rio Grande do Sul participaram de um ato simbólico de entrega na manhã desta quarta-feira (27) na sede da cooperativa, que contou com a presença de lideranças, autoridades, associados, colaboradores e imprensa. Já o repasse aos 37 projetos contemplados em Minas Gerais ocorreu no último dia 20, durante encontro realizado na cidade de Conselheiro Lafaiete.

Presidente da Sicredi Integração RS/MG, Luiz Mario Leite Berbigier explicou que dentre todos os programas desenvolvidos pela cooperativa, o Fundo Social é um dos mais singelos, mas é fruto de uma cooperativa que faz a diferença na vida dos associados e das comunidades a partir de uma atuação focada nas necessidades das pessoas e do meio onde elas estão inseridas. “Quando a gente consegue conciliar a balança do lado econômico e financeiro com o lado social, a gente está praticando a verdadeira cooperação. Um cooperativismo inclusivo, com responsabilidade e muito mais humano”, afirmou. Ele ressaltou a importância de se construir e desenvolver uma cooperativa forte e sustentável, cujos resultados são distribuídos na própria comunidade: “Vamos fazer um Sicredi maior para termos condições de cada vez mais ajudar a melhor a qualidade de vida das comunidades, da sociedade, das pessoas e dessas entidades que estamos contemplando hoje”.

Impacto positivo

Desde a sua criação, em 2017, o Fundo Social já impactou positivamente uma série de entidades e projetos que beneficiaram seus usuários e a comunidade em geral. Neste ano, a EMEF Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão, foi uma das contempladas e, de acordo com o diretor Leonardo Fernandes, o recurso será utilizado para a pintura de um dos prédios da escola. “Isso vai oferecer um espaço bonito e mais adequado a nossa comunidade escolar”, afirmou. Segundo ele, a instituição participa também de outros programas, como o Fazer Juntos e as Cooperativas Escolares: “A Sicredi é uma entidade muito parceira e todas as suas ações e atividades impactam a escola”.

A Associação Pró-Autismo de Lajeado - Azul como o Céu também está entre as beneficiadas desta edição e receberá auxílio para o projeto “Natação no espectro”. Integrante da direção, Carmem Souza explicou que através desse projeto, 17 crianças autistas estão praticando natação. “É um esporte que eles estão amando fazer”, garantiu. Ela também comentou que não apenas as crianças estão sendo favorecidas, mas também suas famílias, que estão felizes e satisfeitas com o que está acontecendo. “A gente gostaria de agradecer porque temos certeza de que, quanto mais o Sicredi cresce, mais gigante ele fica, e acaba acolhendo cada vez mais a nossa comunidade”, enalteceu Carmem. 

Leia também...
22.08.2025

Instituição financeira cooperativa se destaca pelo seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e inspirador

18.08.2025

As ações comemorativas aos 120 anos da Sicredi Integração RS/MG foram marcadas por mais um evento de sucesso neste fim de semana (16 e 17).

13.08.2025

07.08.2025