Capa

Sicredi

Projeto desenvolvido pela Sicredi Integração RS/MG concorre à premiação internacional

22.07.2020  |  73 visualizações

Por mais um ano, associados e colaboradores do Sicredi vão representar a instituição financeira cooperativa no World Council Young Credit Union People (WYCUP), um programa mundial que estimula a formação de jovens lideranças e premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no segmento de Cooperativismo de Crédito. Nesta edição, um dos cases concorrentes é o da Sicredi Integração RS/MG, que participa com o projeto “Educação Financeira: fazer mais com o mesmo e realizar sonhos”, desenvolvido pela colaboradora Mainara Weirich junto à comunidade de Travesseiro. Historicamente, o WYCUP Fórum sempre integrou a programação da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), mas como a Conferência deste ano aconteceria nos Estados Unidos e foi cancelada por causa da pandemia de covid-19, o evento será virtual, entre os dias 22 e 24 de julho.

Como foco na gestão do orçamento familiar, Mainara trabalhou com alunos, pais e professores a origem dos recursos financeiros e a importância do planejamento para garantir reservas e permitir investimentos, o que, segundo ela, impacta na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar das famílias. “Ser cooperativa é isso: acreditar nas pessoas e no poder que elas têm ao se unir”, avalia a colaboradora ao relacionar o tema do projeto com o propósito da Sicredi Integração RS/MG de estar próxima das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Para ela, mais do que o reconhecimento mundial, a ação vai deixar frutos positivos para a vida dos participantes e uma grande lição para ela mesma: “Estar junto é o melhor caminho e o sorriso de gratidão é a melhor recompensa quando a transformação acontece”.

O Sicredi no WYCUP

Na edição de 2019 do evento, o Sicredi participou com 11 cases, sendo dois deles premiados. Este ano, o Sicredi vai concorrer com sete cases. As iniciativas são lideradas por quatro colaboradores e três associados em municípios do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins e uma delas no Haiti, país do Caribe. Os projetos têm foco em temas como participação dos jovens no Cooperativismo de Crédito, no relacionamento das cooperativas com a comunidade local com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social, educação financeira, agricultura familiar e empoderamento feminino, entre outros.

“A participação no WYCUP é uma agenda muito relevante para o Sicredi. Nós acreditamos que o Cooperativismo de Crédito, que tem muito a contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, a exemplo do impacto positivo de todos os projetos que já apresentamos nas últimas edições do WYCUP, pode ganhar muito mais força com a participação dos jovens. A presença de jovens em nosso segmento é fundamental para que ele tenha perenidade, além de trazer grandes acréscimos em termos de ideias e inovações. Programas como o WYCUPS são fundamentais para incentivar esse público, agregando ainda os benefícios do intercâmbio entre os participantes de diferentes partes do mundo”, comenta Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu.

Conheça os projetos que serão apresentados

A coordenação de núcleo e o seu papel junto à comunidade, desenvolvido pela associada Leiza Santos, da Cooperativa União MS/TO e Oeste da Bahia, e que beneficia associados da região de Aquidauana (MS).

Agricultura Familiar e Alimentos Sustentáveis, criado por Vinícius Mattia, associado da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, e que atende a população de Palotina (PR).

Educação Financeira: fazer mais com o mesmo e realizar sonhos, da colaboradora Mainara Weirich, da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG, voltado para a população de Travesseiro (RS).

Intercooperar para Transformar, criado pela colaboradora Ana Claudia Zanatta, da Cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA, e que atende a comunidade de Peixoto de Azevedo (MT).

Missão Zilda Arns, iniciativa da colaboradora Carla Guedes, da Cooperativa Sicredi Centro Oeste Paulista, e que beneficiou crianças e adolescentes de uma instituição de ensino no Haiti, no caribe.

O Jovem não é o futuro, mas sim o presente, desenvolvido pela associada Camila Medeiros, da Cooperativa Sicredi Campos Gerais PR/SP, e com iniciativas voltadas para a população de Ponta Grossa (PR).

Sicredi na Comunidade, iniciativa da colaboradora Hiana Batista, da Central Sicredi Centro Norte, e que atende a regiões do Acre, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Tocantins.