Capa

Sicredi

CORREÇÃO: Sicredi Integração RS/MG mobiliza comunidades no Dia C com ações de solidariedade e transformação social

Dia C tem como propósito fortalecer a responsabilidade social das cooperativas.

02.09.2025  |  126 visualizações

Reencaminhamos o release com ajustes nas legendas. Favor desconsiderar o e-mail anterior.

No último dia 30 de agosto, a Sicredi Integração RS/MG se uniu a cooperativas de todo o Brasil para promover o Dia de Cooperar – o Dia C, maior movimento de voluntariado cooperativista do país. A iniciativa, que já se consolidou no calendário nacional, reforça o sétimo princípio do cooperativismo que defende o interesse pela comunidade e leva às cidades uma programação diversa, voltada para a promoção do bem-estar, da sustentabilidade e da cidadania.

Neste ano, a Sicredi Integração RS/MG realizou 13 ações em municípios do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, sendo eles Lajeado, Cruzeiro do Sul, Boqueirão do Leão, Progresso, Entre Rios de Minas, Mariana, Ouro Branco, Congonhas, Cachoeira do Campo e Conselheiro Lafaiete. Mais uma ação vai ocorrer nos próximos dias em Travesseiro, onde um grupo vai revitalizar uma área de lazer pública. Cerca de 500 pessoas, entre voluntários, colaboradores, associados, familiares e parceiros estiveram envolvidos. As atividades contemplaram diferentes áreas, como meio ambiente, saúde, educação e inclusão social, abrangendo arrecadação de alimentos e brinquedos; revitalização de praças, escolas e espaços verdes; reciclagem de tampinhas; doação de sangue; e confraternizações com famílias atendidas por projetos sociais.

De acordo com a Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Karine Fröhlich, o Dia C tem como propósito fortalecer a responsabilidade social das cooperativas. “O objetivo da mobilização é colocar em evidência o interesse pela comunidade por meio de ações voluntárias. Esse movimento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca.

Ela também ressalta que a Sicredi Integração RS/MG incentiva o envolvimento justamente por acreditar no poder transformador do voluntariado. “Buscamos promover o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, colocando em prática os valores do cooperativismo por meio de ações voluntárias e de responsabilidade social que impactam diretamente a vida das pessoas”, explica. Para Karine, a essência do Dia C está na convicção de que pequenas ações podem gerar grandes transformações.