Com objetivo de desenvolver as comunidades locais e disseminar o conhecimento sobre cooperativismo, o Programa Crescer traz consigo preceitos de uma vida colaborativa. Para ser colocado em prática, os colaboradores serão divididos em turmas e passarão por cursos para se capacitarem e se tornarem multiplicadores. “Nestes treinamentos serão abordados temas voltados totalmente ao desenvolvimento cooperativista, desde o histórico até os dias atuais, como uma cooperativa de crédito desenvolve a comunidade e seus benefícios”, destaca a Assistente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Integração RS/MG, Wanessa Perez.
Cada uma das 23 agências da Sicredi Integração RS/MG, tendo colaboradores formados, irá promover encontros com seus associados para um momento de conversa, estreitamento do relacionamento e para expandir a visão de que uma sociedade colaborativa é mais próxima das pessoas e o valor agregado para região é muito maior.
Um exemplo disso é o ciclo virtuoso, abordado no curso. “O associado A poupa seu dinheiro no Sicredi, os recursos ficam na região onde ele vive, outros associados podem usar os recursos para investir e o ciclo recomeça. A comunidade inteira é impactada com uma economia mais aquecida, geração de renda e qualidade de vida. E quem é associado tem taxas mais competitivas e justas, além de direito à distribuição de resultados da cooperativa”. Esse ciclo é apenas uma amostra dos benefícios do sistema cooperativo de crédito e a qual a Sicredi Integração RS/MG quer multiplicar ainda mais em 2022 entre colaboradores e associados, que já somam mais de 64 mil.
Sem limite de associados para contemplar, o Programa Crescer é uma ferramenta de educação cooperativa que mostra a força do coletivo, de ‘fazer juntos’, de compreender seu papel de dono do negócio e qualificar sua participação. Além disso, é uma maneira de praticar um dos sete princípios do cooperativismo, o trio “educação, formação e informação”. O Crescer transmite conhecimento e permite que os associados participem com mais propriedade das decisões sobre o negócio, oferecendo também para a comunidade informações sobre o benefício de pertencer a uma cooperativa.
O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões e o prédio tem 416m² de área construída.
A obra está orçada em R$ 6 milhões, dos quais 10% serão custeados pela cooperativa.