Capa

Sicredi

Evento marca o encerramento do ano dos programas sociais da Sicredi Integração RS/MG

07.12.2022  |  112 visualizações

Cerca de 350 pessoas participaram, nesta terça-feira (6), do evento que marcou o encerramento do ano dos programas sociais da Sicredi Integração RS/MG. Realizado no salão da Sociedade Italiana Tutti Fratelli, em Lajeado, reuniu professores, diretores e coordenadores de escolas dos oito municípios que desenvolvem as iniciativas A União faz a Vida, Cooperativas Escolares e Cooperação na Ponta do Lápis. Direção da cooperativa de crédito e assessores pedagógicos também estiverem presentes e confraternizaram com o grupo, comemorando os resultados na transformação da realidade das comunidades através da educação. 

“Professores, vocês são importantíssimos para que tudo dê certo. Sem vocês, nada disso seria possível”, elogiou o vice-presidente da Sicredi Integração RS/MG, Luiz Mário Berbigier. Fazendo uma analogia com a água, o presidente Adilson Metz destacou o desejo de seguir investindo nas ações e alcançar mais pessoas. “A cooperativa precisa ser grande, mas sempre ter a humildade do mar para acolher todos que queiram fazer parte”. Com a coordenação do colaborador Éder Ricardo Santos, a programação enalteceu o envolvimento dos municípios de Lajeado, Mato Leitão, Progresso, Santa Clara do Sul e Travesseiro, que já participam há mais tempo, além de Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, nos quais os trabalhos começaram este ano.  

“Nossa parceria com o Sicredi já é de tempo. São aproximadamente 20 anos de uma relação que se retroalimenta constantemente”, afirmou a coordenadora pedagógica do Núcleo de Assessoria da Univates, Grasiela Kieling Bublitz. Ela citou as formações dos assessores promovidas pela Sicredi e as contribuições da Univates na implantação das ações e reuniões regulares de discussão e reavaliação da caminhada.  

Ao mencionar a relevância da educação financeira, Elisabete Beuren, responsável pelo Cooperação na Ponta do Lápis, salientou: “Acreditamos sim que é possível quebrar esse tabu entre famílias, escola e comunidade para que o tema finanças passe a fazer parte dos diálogos”. 

Para Everaldo Marine, da Marine Coop, é preciso valorizar os impactos das cooperativas escolares na vida pessoal e em comunidade. “Nas cooperativas escolares nós trabalhamos o empreendedorismo, formação de líderes, educação financeira e inclusão de todos”. Ele agradeceu a parceria e elogiou a cooperativa de crédito pela atuação social.   

Mais do que uma maneira diferente de aprender e ensinar, os programas são uma oportunidade de resgatar valores como cidadania, cooperação, respeito, diálogo, solidariedade, inclusão, liderança, justiça e empreendedorismo junto às crianças e adolescentes. O evento teve momentos de interação, presença da mascote Abelhinha, música ao vivo e apresentação da Orquestra Infanto Juvenil de Travesseiro.