Uma comitiva de 25 mineiros desembarcou nesta segunda-feira (23) em solo gaúcho para conhecer a estrutura da Sicredi Integração RS/MG na região do Vale do Taquari. O grupo, composto por colaboradores, associados e lideranças dos municípios de Ouro Preto e Itabirito, permanece no Estado até sexta-feira (27) e têm no roteiro a Superintendência Regional e as agências de Lajeado (São Cristóvão, Univates, Centro, Empresas e Benjamin) e Cruzeiro do Sul, além de uma visita técnica à Docile e um tour por Nova Petrópolis, cidade conhecida como o berço do cooperativismo de crédito no país.
Integrando a comitiva, a presidente da CDL Ouro Preto, Camila Carvalho Costa, enalteceu a experiência e destacou a oportunidade de conversar com o presidente, de conhecer a história da cooperativa e de entender como são as pessoas por trás do trabalho; fato que não ocorre em outras instituições. “É uma oportunidade muito legal poder conhecer o Rio Grande do Sul porque para a gente é uma cultura totalmente diferente”, comentou. Segundo ela, a atuação da Sicredi em Minas Gerais se destaca pelo atendimento prestativo que garante acesso rápido e fácil, resolvendo as demandas com agilidade, além do apoio recebido em projetos e ações. “Eu acho que a cooperativa tem um papel muito importante hoje”, avalia Camila.
Com essa comitiva, já são mais de 300 mineiros que visitaram o Rio Grande do Sul, estando previsto ainda um grupo vindo da região de Montes Claros para o mês de novembro, quando ocorre a Expovale + Construmóbil em Lajeado. Atualmente a Sicredi Integração RS/MG possui 32 agências no Sul e em Minas, contabilizando mais de 92 mil associados.
O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões e o prédio tem 416m² de área construída.
A obra está orçada em R$ 6 milhões, dos quais 10% serão custeados pela cooperativa.