Capa

Sicredi

Evento celebra o encerramento do ano dos programas de educação da Sicredi Integração RS/MG

05.12.2024  |  297 visualizações

Nesta quarta-feira (04), a Sicredi Integração RS/MG reuniu mais de 480 pessoas, entre professores, diretores, assessores pedagógicos e secretários municipais, para um evento de confraternização na sociedade Italiana Tutti Fratelli que marcou o encerramento do ano dos programas de educação desenvolvidos pela cooperativa. A noite celebrou o trabalho realizado e enalteceu os responsáveis pela condução do A União Faz a Vida, Cooperação na Ponta do Lápis e Cooperativas Escolares nos municípios de Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Santa Clara do Sul, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Travesseiro, Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha e Sério, tendo como atração a animação circense do grupo Cirkou Trupe.

Os programas educacionais da Sicredi Integração RS/MG oferecem maneiras diferentes de aprender e ensinar, resgatando valores como cidadania, cooperação, respeito, diálogo, solidariedade, inclusão, liderança, justiça e empreendedorismo. O trabalho aplicado nas escolas busca gerar impactos positivos em toda a sociedade, sendo amparado pela certeza de que a educação pode transformar a realidade das comunidades.

O A União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sistema Sicredi e completará 30 anos em 2025. Com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, hoje ele ocorre em 10 municípios da regional, estando presente em 34 escolas, onde em torno de 410 professores atuam junto a mais de cinco mil estudantes. Já as cooperativas escolares envolvem cerca de 380 alunos do 6° ao 9° ano, ampliando as oportunidades de aprendizado focado em quatro pilares: liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão social. Ele ocorre em sete municípios, sendo um deles mineiro, onde 13 cooperativas já foram fundadas, as quais contam com o apoio de 26 professores orientadores. Da mesma forma, o Cooperação na Ponta do Lápis orienta sobre a vida financeira para a formação de hábitos mais saudáveis em relação ao dinheiro, acontecendo atualmente em 32 escolas de dez municípios e envolvendo 75 professores e mais de 1,4 mil estudantes.

Presidente da Sicredi, Adilson Metz agradeceu a todos os que se engajam com os programas e enalteceu toda a dedicação com que desenvolvem as atividades, destacando que a experiência adquirida pelos estudantes pode transformá-los em líderes e agentes de transformação na comunidade. “Esse trabalho tem feito uma diferença muito grande na vida das crianças”, afirmou. Ele relembrou de todos os desafios do ano e do quanto as escolas também foram afetadas pela enchente de maio, ressaltando a preocupação da cooperativa em auxiliar de todas as formas possíveis aqueles que foram atingidos, tanto no aspecto social quanto no econômico. Ao fazer uma analogia de que o retorno rápido vem da plantação de alface enquanto um resultado duradouro só é possível com o cultivo de uma árvore, ele a comparou ao trabalho de longo prazo de um professor, o qual planta uma sementinha nas crianças para que ela frutifique e seja a base para adultos bem sucedidos no futuro. Metz finalizou: ““Nosso reconhecimento a vocês. Contem com a Sicredi que nós contamos com todos vocês para continuar esse trabalho no ano que vem”.

Leia também...
28.08.2025

22.08.2025

Instituição financeira cooperativa se destaca pelo seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e inspirador

18.08.2025

As ações comemorativas aos 120 anos da Sicredi Integração RS/MG foram marcadas por mais um evento de sucesso neste fim de semana (16 e 17).

13.08.2025