Nesta quarta-feira (04), a Sicredi Integração RS/MG reuniu mais de 480 pessoas, entre professores, diretores, assessores pedagógicos e secretários municipais, para um evento de confraternização na sociedade Italiana Tutti Fratelli que marcou o encerramento do ano dos programas de educação desenvolvidos pela cooperativa. A noite celebrou o trabalho realizado e enalteceu os responsáveis pela condução do A União Faz a Vida, Cooperação na Ponta do Lápis e Cooperativas Escolares nos municípios de Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Santa Clara do Sul, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Travesseiro, Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha e Sério, tendo como atração a animação circense do grupo Cirkou Trupe.
Os programas educacionais da Sicredi Integração RS/MG oferecem maneiras diferentes de aprender e ensinar, resgatando valores como cidadania, cooperação, respeito, diálogo, solidariedade, inclusão, liderança, justiça e empreendedorismo. O trabalho aplicado nas escolas busca gerar impactos positivos em toda a sociedade, sendo amparado pela certeza de que a educação pode transformar a realidade das comunidades.
O A União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sistema Sicredi e completará 30 anos em 2025. Com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, hoje ele ocorre em 10 municípios da regional, estando presente em 34 escolas, onde em torno de 410 professores atuam junto a mais de cinco mil estudantes. Já as cooperativas escolares envolvem cerca de 380 alunos do 6° ao 9° ano, ampliando as oportunidades de aprendizado focado em quatro pilares: liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão social. Ele ocorre em sete municípios, sendo um deles mineiro, onde 13 cooperativas já foram fundadas, as quais contam com o apoio de 26 professores orientadores. Da mesma forma, o Cooperação na Ponta do Lápis orienta sobre a vida financeira para a formação de hábitos mais saudáveis em relação ao dinheiro, acontecendo atualmente em 32 escolas de dez municípios e envolvendo 75 professores e mais de 1,4 mil estudantes.
Presidente da Sicredi, Adilson Metz agradeceu a todos os que se engajam com os programas e enalteceu toda a dedicação com que desenvolvem as atividades, destacando que a experiência adquirida pelos estudantes pode transformá-los em líderes e agentes de transformação na comunidade. “Esse trabalho tem feito uma diferença muito grande na vida das crianças”, afirmou. Ele relembrou de todos os desafios do ano e do quanto as escolas também foram afetadas pela enchente de maio, ressaltando a preocupação da cooperativa em auxiliar de todas as formas possíveis aqueles que foram atingidos, tanto no aspecto social quanto no econômico. Ao fazer uma analogia de que o retorno rápido vem da plantação de alface enquanto um resultado duradouro só é possível com o cultivo de uma árvore, ele a comparou ao trabalho de longo prazo de um professor, o qual planta uma sementinha nas crianças para que ela frutifique e seja a base para adultos bem sucedidos no futuro. Metz finalizou: ““Nosso reconhecimento a vocês. Contem com a Sicredi que nós contamos com todos vocês para continuar esse trabalho no ano que vem”.
A instituição financeira cooperativa realizou mais de 12,8 mil operações para atender vítimas das enchentes
Cooperativa de crédito tem agora 15 agências em funcionamento em Minas Gerais