Com o propósito de promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação, nasce o Comitê Mulher da Sicredi Integração RS/MG. A apresentação foi realizada nesta quinta-feira (25) à noite para o público feminino que se reuniu no auditório da cooperativa de crédito, em Lajeado. A novidade surge da intenção de oportunizar às mulheres condições de cada vez assumirem mais papeis de protagonismo e liderança na cooperativa e nas comunidades onde estão inseridas. As inscrições estão abertas e as interessadas, mesmo que não tenham participado do evento de sensibilização, podem fazer contato através do telefone 3710-1500 (área de relacionamento) ou e-mail coop0179_programassociais@sicredi.com.br .
O Comitê Mulher será composto por no mínimo 15 e no máximo 150 membras, as quais terão dois encontros por semestre, durante quatro anos. Conforme explanado pela assistente de desenvolvimento do cooperativismo, Karine Fröhlich, os pré-requisitos são ter mais de 25 anos, associada, não ser colaboradora ou cônjuge de gestor da Sicredi Integração RS/MG, não ter restritivos financeiros e morar no país. Os temas de cada workshop vão girar em torno de quatro eixos temáticos: mulheres na liderança, no empreendedorismo, no cooperativismo e na comunicação.
Vice-presidente da Sicredi Integração RS/MG, Luiz Mário Leite Berbigier enalteceu o aumento da presença das mulheres em várias frentes e destacou que um dos objetivos da iniciativa é ampliar o envolvimento delas como coordenadoras de núcleo da cooperativa. “Precisamos de novas lideranças e vocês estão sendo convidadas para ajudar na gestão, na administração e na continuidade da nossa cooperativa”, frisou. Berbigier valorizou números da participação feminina, a qual representa 60% do quadro de colaboradores e 45% dos associados, mas lembrou o desafio de ampliar as coordenadoras de núcleo, que hoje somam 31 e representam apenas 15% do total. Gerente de relacionamento, Josiane Prietsch, reforçou o convite e salientou que além de despertar o interesse por atuar mais próximo da cooperativa, o Comitê Mulher quer oferecer oportunidades educacionais de crescimento e desenvolvimento, promover uma rede de conexões para o aprimoramento das atividades pessoais e profissionais de cada uma.
Atitude e protagonismo
O evento teve a participação da comunicadora Aline Silva, que compartilhou sua trajetória de vida e profissão. Com exemplos de superação e situações vencidas para conquistar posições, citou a importância de atitudes de coragem, empoderamento e protagonismo. “Precisamos de coragem para ocupar espaços e o nosso lugar de fala. Nós temos o nosso poder, só às vezes não o reconhecemos”, disse. De forma leve e irreverente, Aline mostrou casos de sua rotina como mãe, dona de casa e profissional, deixando uma mensagem de otimismo, força e autoestima para o público feminino presente.
A obra está orçada em R$ 6 milhões, dos quais 10% serão custeados pela cooperativa.
Obra "Entre gerações: construindo juntos uma sociedade mais próspera" faz parte das comemorações de aniversário da cooperativa