Pensando em oferecer ainda mais praticidade e segurança a seus associados, a Sicredi Integração RS/MG lançou recentemente a API Pix, uma plataforma que integra o Pix Sicredi a sistemas de vendas, facilitando a gestão e conciliação de pagamentos e tornando a experiência do vendedor e do cliente fluída e ágil. A solução pode ser utilizada por todos os associados, sendo necessário apenas uma chave PIX com a cooperativa e um sistema preparado para a integração.
De acordo com a analista de Desenvolvimento de Negócios, Natiele Luana Dietrich, a principal vantagem da API Pix, além do recebimento imediato, é a conferência automatizada do pagamento, eliminando a necessidade de confirmação em comprovantes. Ela salienta a segurança da transação, visto que o estabelecimento está mais protegido contra possíveis golpes, pois a certificação do pagamento é realizada instantaneamente. Tal benefício é legitimado por Júlio César Dietrich, sócio e gestor financeiro da Unikids, de Lajeado, que destaca a conferência sistêmica e a credibilidade da operação. “As principais mudanças são confiabilidade, agilidade e segurança. Sempre conferíamos antes os Pix, mas mesmo assim, por uma falha de comunicação interna nossa, caímos duas vezes em golpes”, conta. O empresário também enfatiza outras funcionalidades, como o fechamento automático do cupom fiscal imediatamente após a aprovação do pagamento.
Da mesma forma, o CEO da Office System, Fabiano B. de Souza, reitera a melhoria na experiência de venda aos lojistas e seus clientes: “Desde a criação do Pix, uma das maiores dores do varejo foi o recebimento e principalmente a confirmação na hora da venda. Nós encontramos na API Pix do Sicredi uma forma rápida e segura de implementar, no nosso software, o recurso de automatização do pagamento no PDV”.
Como funciona
Com a API Pix da Sicredi Integração RS/MG, ao selecionar a opção de Pix, o próprio sistema do associado gera o QR Code na tela do computador e, após o pagamento pelo cliente, a plataforma valida a transação junto ao Sicredi, sem a necessidade de conferência em comprovantes. Esse QR Code poderá ser gerado para cobrança imediata ou com vencimento futuro. Natiele ainda ressalta que a cooperativa não realiza cobranças relacionadas às transações de Pix e que o sistema poderá ainda integrar outras soluções, como controle de estoque, emissão de nota fiscal e relatórios. “Importante frisar que toda integração da API dependerá do programador/desenvolvedor do sistema que o associado utiliza”, aponta.
O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões e o prédio tem 416m² de área construída.
A obra está orçada em R$ 6 milhões, dos quais 10% serão custeados pela cooperativa.