No auge do inverno gaúcho, o setor sorveteiro se estrutura para buscar atualização e identificar novidades para surpreender os consumidores. A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) realiza hoje e amanhã (09 e 10), no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, a 25ª Jornada do Sorvete. Sob o tema “Voe alto e vá mais longe”, o evento une palestras, workshops técnicos e exposição de fornecedores, concentrando um público de cerca de 300 pessoas, entre fabricantes de sorvetes e picolés, empreendedores e fornecedores do setor. “Preparamos mais um grande evento que busca justamente melhorar e fortalecer o setor sorveteiro. Para que assim como diz o slogan deste ano, todos possam aproveitar ao máximo, ‘voando alto e mais longe’”, afirmou o presidente Marcelo Melatti na abertura da programação.
As palestras do primeiro dia concentraram estratégias para aumentar as vendas. Stéfano Willig apresentou ao público os principais insights das feiras internacionais NRF e NRA 2025, focando nas alternativas para crescer no mercado de gelados. O perfil de cada geração e como vender para elas, o uso correto das redes sociais e personalização foram algumas das inspirações, todas comentadas com exemplos e contextualizadas com argumentos adaptadas para as rotinas de quem atua no ramo. “Temos cinco diferentes gerações convivendo e consumindo sorvetes. Em cada faixa etária há certas preferências”, observou o palestrante. Entre eles, os Baby Boomers (59 a 77 anos) que buscam receitas clássicas e se preocupam com a diabete; os da Z que consomem mais alimentos fora do lar e influenciam para o crescimento desse comportamento; e os da Alpha (15 menos), muito mais adeptos a experimentar novos sabores, tecnológicos e explorar espaços temáticos. Neste sentido, de sabores à ambientação, há mudanças que precisam ser feitas para que todos sejam positivamente surpreendidos. “Seja um sorvete minimalista, uma formulação com ingredientes mais funcionais, áreas instagramáveis ou até os tamanhos das cadeiras no espaço de consumo”, tudo impacta.
Franquias foi o assunto principal da segunda palestra, apresentada pelo especialista em franchising Nícolas Almeida. Conforme ele, o Brasil é o quarto maior mercado de franquias mundial, composto por 3,3 mil redes e movimentando ao redor de R$ 273 bilhões em faturamento. Ele sustentou seu potencial e a importância de ser visto como mais um canal de vendas para ampliação dos negócios, mas que requer correta análise de viabilidade para dar certo. “Franquias crescem, em média, mais rápido e com menor investimento próprio”, afirmou. Contudo, franquear errado custa caro, no aspecto financeiro e da marca, o que ensejou a abordagem dos principais desafios enfrentados por quem deseja expandir por meio do modelo de franquias, destacando os riscos mais comuns, as armadilhas e os pilares que tornam um negócio verdadeiramente escalável. O palestrante citou os erros mais comuns, como achar que só ter um produto basta, ou começar a vender franquia sem estrutura ou sem suporte após a venda. “Quem expande assim tem franqueados frustrados, reputação prejudicada e crescimento desordenado”, declarou. Ao finalizar, sentenciou: “a diferença toda não está no produto, mas na estrutura e na mentalidade do franqueador”.
A programação da tarde foi direcionada ao Salão do Expositor, onde mais de 30 fornecedores de ingredientes, matérias-primas, embalagens e máquinas apresentam suas novidades. São lançamentos como o da estreante GlobalFood, que trouxe para o evento opções como um sorvete com colágeno e o triplo zero — zero açúcar, zero gordura e zero lactose, atributos que atendem a busca por produtos saudáveis e saborosos. O sabor Pão com Manteiga da Unika é outra atração. Sucesso na FISPAL 2025, foi criado para trazer a experiência do clássico café da manhã para o gelato. Já a Mayá Embalagens oferece ao público seu mix que inclui as alternativas de potes biodegradáveis, atendendo a novas demandas e a valorização de práticas de consumo mais sustentáveis.
Em simultâneo, o público teve a oportunidade de acompanhar três workshops técnicos: Soluções que transformam - estabilizantes de alta performance e aromas líquidos, com os representantes da Saporiti; Sorvete sem culpa - da indulgência à saudabilidade, com a equipe da Vogler; e Açaí: O mercado que conecta tradição e inovação, com a Kerry.
Programação de quinta-feira (10/07)
9h - Assembleia Geral (só para associados)
10h20min - Coffee Break
10h40min – TENDÊNCIAS, TECNOLOGIAS E TRANSFORMAÇÃO: O CAMINHO DA NOVA
LOGÍSTICA (Palestrante Carlos Menchik)
12h20min - Almoço
13h - Abertura Pavilhão Dos Expositores
14h30min - Wokshop Global Food (Tema: Experimente o futuro dos sorvetes)
16h30min - Wokshop Food Base (Tema: Zero açúcar & Todo Sabor: Um novo olhar e paladar sobre sorvete zero açúcar, da tecnologia à venda)
18h30min - Encerramento