Capa

Agagel

Com debate sobre logística e prospecção no Salão do Expositor, Agagel encerra 25ª Jornada do Sorvete

10.07.2025  |  66 visualizações

Com novos conhecimentos, prospecção e insights, a Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) encerrou nesta quinta-feira (10) a 25ª Jornada do Sorvete. Em dois dias, o evento reuniu cerca de 300 pessoas e cumpriu seu objetivo de fortalecer o setor sorveteiro do Rio Grande do Sul. “As palestras desta edição abordaram temas muito importantes, como logística, franquias e vendas, que são de grande valia e aplicação nas empresas”, destacou o presidente da Agagel, Marcelo Melatti. Somado aos workshops técnicos e ao Salão do Expositor, a programação oportunizou aos presentes os subsídios necessários para projetar melhorias em seus negócios e o desenvolvimento das organizações. “Os fornecedores do evento foram muito variados, apresentando novidades e lançamentos que agradaram muito os nossos visitantes”, complementou Melatti. A 26ª edição está confirmada para 2026, em data e local que ainda serão definidos. 

O segundo dia começou com assembleia dos associados da Agagel, entidade que há 25 anos atua em prol do crescimento do setor. Entre as próximas ações está a campanha de incentivo ao consumo dos gelados comestíveis, que será lançada no Dia do Sorvete, em 23 de setembro. Na sequência, Carlos Menchik apresentou a palestra sobre o caminho da nova logística. Criador do maior canal de logística e supply chain no YouTube, ele compartilhou com a plateia os principais movimentos que estão redefinindo a logística: novas demandas do mercado, avanço tecnológico e a necessidade urgente de transformação cultural nas operações. Menchik explanou as tendências que impactam a cadeia de suprimentos, falou sobre as tecnologias como WMS, IA e automação, e a importância de preparar equipes e processos para uma logística mais ágil, integrada e estratégica. “Nunca foi tão importante desenvolver habilidades comportamentais de questionamento, de inquietação e de adaptabilidade às mudanças do mercado”, afirmou. 

Entre as mais de 30 marcas fornecedoras que prospectaram e fizeram negócios no evento estava a GlobalSip. A indústria catarinense colocou em destaque no estande o ?PRe Industrial SIP 2000, uma máquina móvel equipada com tecnologia avançada para a limpeza e higienização de componentes internos e externos. Visando a entrada em sorveterias e estabelecimentos do gênero, a gaúcha Guimarães trouxe para a Jornada seu portfólio de paçoquinhas e outros itens de complemento aos gelados. A tendência global Pistache Dubai foi evidenciada pela Doremus, empresa de São Paulo especializada em aromas e ingredientes. A combinação é oferecida como um recheio tentador, unindo tradição árabe e sofisticação contemporânea.

Os últimos dois wokshops da edição exploraram os temas Experimente o futuro dos sorvetes, com a Global Food; e Zero açúcar & Todo Sabor - Um novo olhar e paladar sobre sorvete zero açúcar, da tecnologia à venda, explanado pela Food Base.