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23ª Jornada do Sorvete encerra com recorde de participação

14.07.2023  |  279 visualizações

Os dois dias da 23ª Jornada do Sorvete encerraram com sucesso. Realizada nos dias 13 e 14 de julho em Bento Gonçalves, o evento teve recorde de participação e atingiu seu objetivo de fortalecer o setor com atualização, relacionamento e negócios. “Foi incrível e agradecemos a cada um que participou. Ano que vem vamos estar aqui novamente para fazer uma Jornada do Sorvete melhor ainda”, declara o presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), Gian Lisboa. A programação teve cerca de 250 pessoas presentes e uma participação de 39 marcas de fornecedores no Salão do Expositor, números que superaram as edições passadas. 

Com enfoque no tema “Sorvete é nossa inspiração”, a edição teve palestras técnicas e motivacionais. Assembleia para aprovação de contas da entidade, Encontro Delas: Gurias do Sorvete, cursos relâmpagos, minipalestras e jantares de integração também envolveram o público. As palestras abordam cenário econômico, inteligência artificial, rotulagem e motivação. Confira o resumo e depoimentos dos expositores de insumos, matérias-primas, ingredientes e maquinários para o setor:

Cenário econômico

O economista-chefe da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Giovani Baggio, avaliou o cenário econômico externo, nacional e gaúcho, relacionando os impactos para a indústria sorveteira. “O que já se vislumbra é que a inflação começou a diminuir e com isso a expectativa de baixa dos juros também está no cenário. Os juros não devem mais subir, mas começar a cair, e isso mostra que o ponto de inflexão, ou seja, onde vai acontecer a virada, já está no horizonte”, contextualizou. A projeção é que com isso consumidores e indústrias tenham mais condições de ir ao mercado e fazer a economia girar. Conforme Baggio, o bom desempenho do primeiro trimestre brasileiro já indica uma projeção de crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), índice que pode ser ainda maior de acordo com alguns analistas. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial e como ela pode expandir os negócios foram a temática explanada pelo engenheiro de software Diego de Lima. O especialista no assunto abordou algumas das ferramentas já disponíveis e destacou o grande número de novidades em fase de testes e experimentação. Ele demonstrou exemplos do uso das tecnologias para aplicar no ramo sorveteiro, desde peças de comunicação à automação, como máquinas que além de servir o consumidor interagem com ele e reconhecem sentimentos. ”A inteligência artificial está redefinindo os limites do possível, impulsionando a inovação e transformando o mundo em uma escala jamais vista”, afirmou. Ao citar dúvidas e críticas, ponderou os pontos que ainda precisam avançar, como falta de privacidade, que requer ética e responsabilidade, e a exclusão, que pode ser minimizada com um trabalho de requalificação e equidade para um nível legal de conhecimento. 

Rotulagem de alimentos 

A nova rotulagem de alimentos que entra em vigor em outubro foi o assunto da palestra de Dafné Didier Gonçalves Mota. Tecnólogo de Alimentos, pós-graduado em Biotecnologia e com atuação em empresas de todo o Brasil, ele falou com a plateia sobre a tabela de informação nutricional, rotulagem nutricional frontal e outros aspectos que envolvem as adequações. Ao lembrar que a tabela não precisa ficar bonita, mas visível e dentro da legislação, Mota sugeriu: “Então é planejar, organizar e conversar com o consumidor. Ele não vai deixar de consumir porque tem uma lupa de açúcar ou gordura saturada no seu produto se ele já gosta da marca e a conhece o que está consumindo. Quem sair na frente e fizer o que precisa, será ainda mais valorizado e não sofrerá sanções”. As novas regras entram em vigor no dia 9 de outubro deste ano, mas tudo que for produzido e vendido até o dia 8 pode ficar no mercado até o prazo final de validade. O momento de revisão também é visto como uma oportunidade para melhorar o mix. “Quem sabe trabalhar com mais frutas e produtos naturais ao invés de só aromas, podendo até sair da lupa”. 

Motivação

O diretor regional da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind no RS, Gustavo Bozetti, fechou a programação de palestras com uma abordagem motivacional. A explanação repleta de insights de gestão, cultura organizacional e empreendedorismo incentivou o público a refletir sobre suas rotinas, modo de pensar e agir. Ele falou das diferenças entre mudança, transformação e revolução, escolhas e prosperidade. Entre as análises, salientou: “O mercado tende a ficar cada vez mais competitivo. E trocar produtos por dinheiro talvez seja um limitador do nosso crescimento. Mas quando temos pessoas engajadas, com uma boa gestão provavelmente a gente consiga se diferenciar no mercado”. Para Bozetti, o ambiente de incertezas é algo que também merece atenção dos empresários. “Se você está inserido num ambiente de grande incerteza, e você tem postura passiva, corre o risco de reagir tardiamente”. 

 

Depoimentos dos expositores

“Percebemos maior movimentação e inclusive um crescimento de visitantes de fora do RS. Foi importante para manutenção dos clientes e também conhecer os sorveteiros iniciantes”. 

Henrique Caralhero  - executivo de vendas da Master Sense

 

“A gente ficou muito satisfeito com os resultados. Tivemos uma boa interação com os sorveteiros e ficamos tão felizes que já fizemos a reserva para a próxima edição. Foi muito proveitoso”. 

Gerson Zimpel Petry – Área comercial/administrativa da Siol Alimentos

 

“Foi uma experiência bem bacana, tanto para a área comercial, na qual ampliamos nossos contatos, como o aprendizado com as palestras. Foi muito válido”. 

Gabriel Pessin – BP Artefatos Plásticos 

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