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Agagel

Dia do Sorvete será novamente marcado com conscientização sobre alta carga tributária

21.09.2023  |  179 visualizações

Calcula-se que em torno de 35% do preço final do sorvete é imposto. O percentual alto é uma das bandeiras do setor, que aproveita o Dia do Sorvete, comemorado neste sábado (23), para conscientizar a população e chamar a atenção dos governos por mudanças. A Campanha Dia do Sorvete sem Imposto é desenvolvida pela Associação Brasileira do Sorvete (Abrasorvete) em âmbito nacional e apoiada no Rio Grande do Sul pela Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel). A exemplo do ano passado, a iniciativa consiste em baixar o preço de produtos, evidenciando para o consumidor o peso da taxação. 

Com livre adesão por parte das empresas, a ação se dará em cidades como Gravataí, Lajeado e Candelária, abrangendo várias regiões gaúchas através dos pontos de venda das indústrias aos consumidores finais. É o caso de mercados, com valores reduzidos no pote de dois litros, e nas sorveterias, onde serão praticados preços diferenciados no buffet. 

Conforme o presidente da Agagel, Gian Lisboa, a prática da venda com preço diferenciado e a parceria com clientes para vender mais barato possibilita a disseminação de uma informação que interfere diretamente no consumo. “Passa pela alta carga tributária a questão do consumo nacional de sorvete, o qual está muito baixo contra outros países”, pondera. Ele aprova a campanha no sentido de dar visibilidade ao tema e informar quem paga. “Costumo fazer a comparação com uma casquinha com três bolas de sorvete, pois a pessoa só ganha duas e a terceira é como se fosse para o governo”. 

O presidente da Agagel ressalta que existe um amplo trabalho da entidade estadual e da Abrasorvete no sentido de avançar em outras melhorias. Além da tributação, o desafio também engloba mudanças que desvinculem o produto de como era antigamente com os níveis atuais. “A saudabilidade é muito maior e estamos em constante evolução, tendo no mercado produtos de qualidade e associados à felicidade e bem-estar”, completa Lisboa.