Em assembleia virtual realizada na última semana (10/07), os associados aprovaram a chapa única da nova gestão da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel). O empresário Marcelo Melatti, de Cachoeira do Sul, é o novo presidente e sucede a Gian Lisboa, que liderou a Agagel nos últimos quatro anos. A composição da nova diretoria tem representantes de diferentes cidades, contemplando várias regiões: Porto Alegre, Taquaruçu do Sul, Candelária, Garibaldi, Bagé, Cachoeirinha, Getúlio Vargas e Lajeado.
“É uma grande responsabilidade assumir o cargo e eu agradeço a confiança e oportunidade”, destacou Melatti. Ele comentou seu vínculo antigo com a Agagel, acompanhando o pai na atuação associativa. “Meu reconhecimento a todos que já se dedicaram para a Agagel e aos que comigo aceitaram o desafio dessa gestão. A renovação também é importante para que possamos implementar novas ideias e seguir fazendo um bom trabalho”, afirmou.
Os quatro últimos anos foram de grandes desafios, como frisou Lisboa. “Infelizmente, foram duas gestões consecutivas nas quais passamos por muitas dificuldades. E manter o setor vivo era a prioridade”, disse ele, lembrando as crises da Covid 19 e das grandes enchentes. Em cada um dos momentos, a entidade se manteve próxima e atuante para ajudar os associados e o setor sorveteiro como um todo. “Acredito que deixamos um legado. Alguns projetos que não conseguimos colocar em prática, como a fábrica coletiva de sorvete e as feiras itinerantes para o consumidor final, ainda podem ser efetivadas mais à frente”.
Outros assuntos
Na assembleia também foi aprovada a prestação de contas de 2023. A secretária executiva Luiza Dalzochio reforçou o pedido para o engajamento dos empresários no formulário que vai servir para busca de incentivos fiscais. Da mesma forma, o encontro serviu para compartilhar com o grupo os preparativos para os próximos eventos da Agagel. A Jornada do Sorvete, que seria em julho e foi transferida para os dias 8 e 9 de outubro em Bento Gonçalves; e o jantar comemorativo dos 25 anos da entidade, no dia 9 de novembro em Porto Alegre.
Como presidente da Abrasorvete, Maartin Eckhardt também expôs a comemoração pelas articulações de sucesso que evitaram a inclusão do sorvete no chamado Imposto Seletivo da Reforma Tributária (o qual será cobrado sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros, veículos, bebidas alcoólicas e jogos de azar). “Conseguimos reverter essa situação em tempo, evitando que o setor tivesse um aumento da carga tributária lá na frente”.
Gestão 2024 - 2026
Presidente: Marcelo Melatti – Sorveteria Doce Deleite – Cachoeira do Sul
Vice-Presidente: Cristiano Bernardino – Obah Sorvetes – Porto Alegre
Vice-Presidente Financeiro – Eduardo Pegoraro – Skinabom Alimentos – Taquaruçu do Sul
Diretores
Gian Lisboa: GUT Sorvetes – Candelária
Tiago Barufi: Sorvete Verde e Branco - Garibaldi
André da Crose: Sorveteria Tamy – Bagé
Franciele Riva: Gella Comelly – Cachoeirinha
Cecília Borges: Mayorka – Getúlio Vargas
Lucas Eckhardt: Sorvebom - Lajeado
Estudo inédito revela preferências regionais e fatores que influenciam o consumo