Capa

Agagel

Cenário econômico e vendas abrem as palestras do primeiro dia da 24ª Jornada do Sorvete

08.10.2024  |  213 visualizações

De hoje até amanhã (dias 8 e 9/10), a Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) realiza a 24ª Jornada do Sorvete. O evento ocorre no Hotel Dall Onder, em Bento Gonçalves, onde cerca de 200 pessoas participam da programação. A primeira etapa, na parte da manhã, teve duas palestras: Giovani Baggio, economista-chefe da Fiergs, abordou o tema “Cenário econômico e perspectivas: mundo, Brasil e RS”; e Ricardo Lemos, consultor, explanou sobre “DNA do atendimento do vendedor”. Na parte da tarde, o destaque foi o Salão do Expositor, onde mais de 30 fabricantes de insumos, matérias-primas e máquinas apresentaram as novidades para a indústria dos gelados comestíveis. 

“Estamos muito felizes por reencontrar todos. Diante dos acontecimentos, é um ano de desafios para todos em função das enchentes de maio e todos os desdobramentos. Foi inclusive por isso que alteramos a data do evento e fizemos uma campanha para ajudar os associados atingidos”, relembrou o presidente da Agagel, Marcelo Melatti, na abertura da Jornada.  Ao agradecer o público presente, destacou a importância do engajamento. “Tenho certeza de que todos que estão aqui sairão abastecidos de muito conhecimento e atualizados com os lançamentos do setor”. 

A palestra de economia apresentou um resumo do que impacta nos negócios. Em âmbito macro, Baggio citou situações como a grande incerteza por conta da guerra e o reflexo disso em todos os mercados, principalmente no preço do petróleo. Ao avaliar o cenário brasileiro, observou surpresas positivas de crescimento, mas que precisam ser acompanhadas com cautela, já que em parte são reflexo de estímulos fiscais do governo. “Isso faz com que o PIB cresça mais do que o esperado, mas também chega um momento em que a gente vai precisar fazer um ajuste nessas contas. Então fica uma alerta de que isso vai precisar ser ajustado”, salientou, citando como exemplos taxa de juros e inflação. O economista divulgou dados do setor sorveteiro, como o aumento no faturamento e as vendas em relação ao ano anterior, que de janeiro a setembro de 2024 atingiram R$ 310,9 milhões no Rio Grande do Sul. “Por conta do crescimento maior da economia no Brasil, a renda também está crescendo. As pessoas tendem a consumir mais sorvete, ou seja, um evento positivo para o setor, inclusive no RS, onde a recuperação pós-enchente está sendo mais rápida do que o esperado”. 

A abordagem de Ricardo Lemos provocou a plateia a refletir sobre rotinas de atendimento. “Vende bem quem atende bem. E para isso é preciso entender um pouco mais de pessoas”, falou Lemos no início de sua apresentação. Lemos observou que o comportamento de consumo mudou, assim como a maneira de vender, que de agora em diante também será com menos clientes na empresa. “Por motivos como esses, lembre-se que o vendedor precisa agir menos do seu jeito e mais do jeito do cliente, descobrindo isso com pesquisas ou outras estratégias”. Ao avaliar os desafios que todos enfrentam e relatam, listou argumentos como concorrência, pós-pandemia, mundo digital e ‘sou pequeno ainda’ como justificativas verdadeiras. Mas advertiu: “o problema é que elas paralisam. Tem que identificar e ir para a ação”.  Entre as orientações, sugeriu que as empresas utilizem a inteligência artificial para apoiar o trabalho de vendas, assim como revejam seus processos com a inclusão do whatsapp profissional. 

Negócios e Workshops

Os cerca 30 expositores presentes são representantes de marcas nacionais e estrangeiras que abastecem a cadeia do sorvete. Ao longo da tarde, eles conversaram, interagiram e encaminharam negócios com os fabricantes de sorvetes presentes, os quais já se preparam para a alta temporada de vendas. Outra atividade da tarde foram os workshops da Kerry e Tangará abordando novidades em ingredientes e compostos lácteos, ambos buscando agregar mais valor aos produtos. 

Programação de quarta-feira

9h - Palestrante Cristina Farah - Gestão Sanitária na cadeia produtiva de sorvetes

10h - Pausa para o café

10h30min - Palestrante Cristina Leonhardt - Inovação em Alimentos

11h30min - Painel de debates 

12h15min - Almoço

13h às 18h - Visitação ao Salão do Expositor

14h40min às 15h40min – Workshop Sistemas estabilizantes e substitutos de cacau para Sorvetes – Saporiti

Leia também...
09.10.2024

04.10.2024

20.09.2024

Estudo inédito revela preferências regionais e fatores que influenciam o consumo

19.09.2024

Empresas de Rio Grande, Lajeado, Candelária e Cachoeira do Sul vão realizar atividades. Entre elas, venda de sorvete sem imposto